null “Mulheres do agro: seja, faça e aconteça”, foco de evento do Sistema Faesc/Senar-SC, destaca trajetórias que inspiram

12/04/2022 10:31

Evento com palestras de Edilene Steinwandter e Laine Valgas reuniu cerca de 120 participantes

Um evento inspirador, marcado por conhecimento, protagonismo e emoção. Assim foi a live (transmissão ao vivo) “Mulheres do agro: seja, faça e aconteça”, promovida na última semana pelo Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O evento reuniu aproximadamente 120 participantes de todo o Estado e contou com palestras de duas grandes profissionais reconhecidas no Estado: Edilene Steinwandter (ex-presidente da Epagri, engenheira agrônoma, graduada pela Udesc) e Laine Valgas (jornalista apresentadora da NSCTV, especialista em Inteligência Emocional e Psicologia Positiva).

Na abertura do evento, o presidente José Zeferino Pedrozo ressaltou a satisfação em colocar em prática um projeto de 2019 que foi adiado pela pandemia. Também anunciou que as próximas edições serão presenciais e reconheceu a expressão do trabalho e da trajetória das duas palestrantes, além de agradecer a presença de todas. “Hoje, demos mais um passo no caminho da construção de um agronegócio mais robusto e mais atuante, com a presença cada vez mais forte das mulheres. E para contribuir e, acima de tudo, reconhecer seu importante papel no agronegócio, o Sistema Faesc/Senar-SC dará continuidade a esse projeto que precisou ficar adormecido em razão da pandemia. Vamos capacitar e valorizar ainda mais as mulheres do agro”, afirmou.

A programação iniciou com palestra de Edilene Steinwandter que contou um pouco de sua vida profissional, destacando como conquistou a presidência da Epagri e o título de uma das 100 mulheres mais poderosas do agro. Contou seu sonho de atuar na agricultura – inspiração que veio dos pais – e destacou a importância de a mulher ocupar seus espaços, além de mencionar o importante papel da família nesse processo.

Natural de Treze Tílias, Edilene atuou na Epagri desde 2002. “Como sempre fui uma pessoa focada no trabalho com visão na área técnica, nunca imaginei que um dia pudesse ser reconhecida como uma das mulheres mais influentes do agro. Essa menção não é da minha pessoa. Esse reconhecimento é de todas as mulheres da minha empresa e todas as mulheres agricultoras de Santa Catarina”, ressaltou, ao comentar que neste mês saiu da Epagri para um novo desafio que exige muita coragem.

Para finalizar, frisou que é importante considerar as inspirações, os sonhos e não somente o que as pessoas esperam das mulheres. “Temos que aprender a nos admirar e admirar a outra sem fazer comparação.

Precisamos estimular as nossas filhas, vizinhas, amigas, agriculturas para assumir a liderança no meio rural. Também é fundamental aceitar as nossas fragilidades, mas fazer que os nossos medos não sejam maiores do que o desejo de seguir frente. Unidas conseguimos mostrar para Santa Catarina que juntas somos mais fortes”, concluiu.

Em clima de descontração, emoção e interatividade, Laine Valgas compartilhou sua história e experiências adquiridas na vida pessoal e profissional, destacando as mudanças que precisou passar ao longo do tempo e a superação de dificuldades para conquistar seus objetivos. Também propôs reflexões e dinâmicas que incentivaram o público a desenvolver a capacidade de lidar com os sentimentos, além de falar sobre projetos de vida, sobre a necessidade de melhorar a autoestima e a importância de estimular o desenvolvimento de novas crenças e hábitos.

“Achei lindo esse nosso tema do ser, fazer e acontecer porque tudo já é. Só falta sabermos acessar.  Às vezes por crenças que temos sobre a sobre a vida, não conseguimos avançar tanto. Nos últimos 14 anos fiz 15 especializações nessa área do comportamento humano para saber de que forma funcionamos”, salientou a jornalista.

Laine também esclareceu que Inteligência Emocional é se conhecer a ponto de compreender como o outro funciona. “Quando me conheço começo a ter relacionamentos melhores. Hoje, no Brasil nós somos admitidos por competência técnica e muito demitidos por incompetência emocional. Estamos desgastados, doentes, cansados e quanto mais estamos assim, menos sabemos lidar com o outro ou com as situações. A inteligência emocional te convida a fazer um mergulho para dentro. E eu sou uma prova de que o autoconhecimento é o que nos mantém vivos”, destacou ao realçar a importância de saber lidar com as emoções.

A programação também contou com explanação da coordenadora Nayana Setubal Bittencourt que apresentou a Comissão de Mulheres do Agro do Sistema Faesc/Senar-SC e da coordenadora do Departamento Sindical da Faesc Andreia Barbieri Zanluchi que avaliou de forma positiva o evento e mencionou um comentário que recebeu ainda durante a live. “Obrigada por acreditarem em nosso evento e esperamos nos rever novamente em breve, de forma presencial, para um encontro ainda maior”, finalizou.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional.