null Sicoob é palco de apresentação de nova fase do Projeto Carolinas

29/03/2022 10:45

O Sicoob Fluminense recebeu na tarde de segunda-feira, 28 de março, os representantes da Organização Não Governamental Nação Basquete de Rua, que receberá uma verba específica do Fundo Especial para Aplicação em Projetos Socioambientais da cooperativa. A visita teve como objetivo a apresentação atualizada do Projeto Carolinas, em sua segunda fase, desenvolvido desde 2017 pela ONG na comunidade Margem da Linha, em Campos dos Goytacazes, justamente escolhido para o direcionamento dos recursos. 

“Lebron” Vítor Hugo Ribeiro e Tamillys Lírio, respectivamente presidente e vice da ONG, foram recebidos pela assistente social Maria Clara Oliveira, coordenadora do processo de seleção dos projetos, pela Presidente do Conselho de Administração, Vera Lúcia Almeida, e pelo Diretor-Presidente, Neilton Ribeiro da Silva. Eles estavam acompanhados de representantes dos moradores da Margem da Linha, e do evento, realizado ainda de modo virtual, também participaram integrantes de outras instituições agraciadas com a verba do Sicoob Fluminense, como a Elas Educação Financeira Ltda. e o Projeto Caneca Jiu Jitsu. Ainda estiveram presentes a representante da secretaria de Governo da PMCG, Lindamara Silva, e colaboradores do Porto do Açu e do Shopping Bolulevard, que apoiam o Projeto Carolina. 

Logo após a execução especial do hino da cidade de Campos dos Goytacazes, que na oportunidade festejava seus 187 anos de elevação de vila a cidade, “Lebron” Vítor Hugo agradeceu todo o incentivo do Sicoob Fluminense e disse que “faz parte do DNA e do  trabalho do Sicoob Fluminense o apoio efetivo à sociedade, o que tem permitido à NBR a continuidade do projeto  junto à comunidade da Margem da Linha.” 

O Projeto Carolinas visa basicamente o fortalecimento, a possibilidade de autonomia e a viabilidade de formação de novas lideranças mulheres moradoras de favelas e periferia de Campos e região. A ideia surgiu como uma homenagem a Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil e hoje considerada uma das mais importantes do país, mais conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960. 

A assistente social Maria Clara de Oliveira fez questão de ressaltar o projeto, na medida em que já trabalhou com a comunidade da Margem da Linha e conhece bem a realidade e necessidade de se proporcionar oportunidades àqueles cidadãos. 

Para o Diretor Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, “o que fazemos na realidade é sublime, de grande profundidade - usar recursos disponíveis para levar bem estar à sociedade. Existe a responsabilidade de todos nesse processo. Já disse que iremos implantar uma agência na comunidade da Margem da Linha diretamente ao prefeito Wladimir Garotinho, em reunião da qual participamos. Com o Projeto Carolinas nos aproximamos mais de nossos objetivos. E vamos trabalhar também com os permissionários do mercado Municipal, especialmente com educação financeira. E são seis projetos maravilhosos que temos sempre que destacar. Um processo totalmente social. Acredito quer o que vai mudar o mundo é a cooperação.” 

Em relação aos seis projetos, Neilton Silva se referiu aos agraciados com os recursos individuais de R$ 3 mil oriundos do Fundo Especial para Aplicação em Projetos Socioambientais da cooperativa, anunciados na semana passada.