Saiba como se prevenir no aplicativo de mensagens.

Fique por dentro

Sabia que alguns dos golpes mais comuns são aplicados por meio do WhatsApp? Aprenda a identificá-los e saiba como se prevenir.
  • Em uma das modalidades mais frequentes, o golpista rouba o número de telefone da vítima, bloqueia a linha original e se passa por ela para extorquir seus contatos. Por isso, ao receber qualquer solicitação de transação de familiar ou amigo, ligue pra pessoa para confirmar.
  • Outra modalidade de clonagem de contas do WhatsApp tem como alvo pessoas que publicam anúncios em sites de vendas e disponibilizam um número de celular. Com a informação, os autores do golpe enviam uma mensagem se passando pela empresa que hospeda o anúncio, alertando a vítima sobre uma suposta necessidade de manter o anúncio ativo com o envio de um código. Na verdade, o código é para instalação do WhatsApp e, caso a pessoa o envie, seu acesso ao aplicativo é cancelado e a conta é transferida para o outro aparelho. Assim, mesmo com número diferente, os cibercriminosos terão acesso ao histórico de mensagens da vítima para ajudá-los a aplicar os golpes. A dica para se proteger é ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp. É muito fácil: 1 - Acesse as CONFIGURAÇÕES ou AJUSTES do WhatsApp, em seguida clique em CONTA e CONFIRMAÇÃO/VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS. 2 - Forneça seu endereço de e-mail e em seguida cadastre um PIN de 6 dígitos. Periodicamente o WhatsApp irá solicitá-lo. Fique atento! Se alguém te mandar mensagem pedindo dinheiro emprestado, desconfie! Sempre ligue por outro canal e confirme se é a pessoa, de fato.

Principais Dúvidas

Sim, porém, para cada conta deverá ser efetuado cadastramento específico.

  • Cadastre sua senha de acesso (8 dígitos) em qualquer cooperativa do Sicoob.
  • A partir do site www.sicoob.com.br, informe os números de sua cooperativa e conta corrente e clique OK para continuar.
  • Na tela que apresenta o teclado virtual, digite sua senha de 8 dígitos.

Pronto. Você já está no Internet Banking do Sicoob.

1º passo: acesse sua conta pelo Internet Banking do Sicoob e acesse qualquer transação financeira. É considerada transação financeira toda operação que altere o saldo da conta, por exemplo, pagamento de títulos, transferência entre contas, resgate de poupança, etc. O cadastro pode ser iniciado através do menu "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores".

Siga os passos indicados, e anote o Código de Liberação que será apresentado ao final em seu computador (Código de Liberação é um número de 4 dígitos).

2º passo: agora, basta liberar o seu computador informando o Código de Liberação em outro canal de atendimento de sua escolha, que pode ser:

  • Em um caixa eletrônico do Sicoob: acessando o menu, clique em "Outras opções > Liberar / Bloquear Computadores > SicoobNet Pessoal";
  • Em sua cooperativa do Sicoob.

Ao concluir o "2º passo", seu computador estará cadastrado e liberado para realizar transações financeiras (pagamentos e transferências) pela Internet.

O cadastramento de computadores é obrigatório para efetuar as transações financeiras (pagamentos e transferências).

No acesso por meio de computadores não cadastrados e liberados, só será possível a execução de transações de consulta (saldos e extratos).

Primeiramente verifique se foi realizada alguma alteração de componentes no computador recentemente (como troca de placa mãe e HD, por exemplo). Caso tenha feito alguma alteração dessa natureza, provavelmente será necessário cadastrar novamente seu computador.

Caso não tenha sido realizada qualquer alteração contate a Central de Atendimento do Sicoob (0800 642 0000) para buscar mais informações.

Sabemos da importância de ficar em casa neste momento, por isso recomendamos que, na medida do possível, você utilize o cartão de crédito ou débito. Caso seja necessário ir à agência, procure não encostar nos vidros ou barras e jamais leve as mãos à boca ou rosto enquanto estiver no local. Lembre-se de higienizar as mãos e o cartão após o saque. Recomendamos, ainda, que o cooperado opte pelo saque digital*, a fim de diminuir o tempo de exposição na agência.

*Para realizar o saque digital, basta entrar no App Sicoob e seguir os seguintes passos:

  • 1- Selecione a opção Saque Digital, na tela inicial do App Sicoob
  • 2- Faça o login em sua conta
  • 3- Digite o valor que você deseja sacar e a sua senha de 4 dígitos
  • 4- Dirija-se a um caixa eletrônico do Sicoob e selecione nele a opção Saque Digital.
  • 5- Leia o QR Code exibido na tela com a câmera do seu celular e pronto: dinheiro na mão!

Você pode sacar até R$ 2 mil por vez, respeitando o limite diário individual da conta corrente.

Sua dúvida não apareceu aqui?