Tome alguns cuidados ao utilizar os terminais.

Fique atento

Para sua comodidade, o Sicoob disponibiliza caixas eletrônicos em milhares de pontos espalhados pelo Brasil. No entanto, por ficarem em locais de acesso público, é importante que você tome alguns cuidados ao utilizar esses terminais.
  • Nunca aceite ajuda de estranhos, não permita que se aproximem quando estiver utilizando um caixa eletrônico.
  • Sempre proteja o que está́ digitando para que ninguém veja.
  • Após utilizar o caixa eletrônico, confira se o cartão que está guardando é o seu para não cair no golpe da troca do cartão. Geralmente, a troca por outro cartão ocorre quando lhe oferecem ajuda, ou esbarrando em você propositalmente para que seu cartão caia e o fraudador consiga rapidamente trocá-lo por outro.
  • Nunca forneça a senha do cartão a estranhos. Pessoas mal-intencionadas podem oferecer ajuda ou puxar conversar quando você estiver utilizando a sala de autoatendimento.
  • Nunca aceite propostas, como a transferência de valores para sua conta, tampouco o uso da sua conta por terceiros para transações que não são de seu interesse.
  • No caixa eletrônico nunca filme, fotografe ou envie o QR Code para alguém, e jamais faça videochamadas exibindo a tela do caixa.
  • Sempre clique em “sair” pois uma das tentativas de golpe acontece quando alguém pede para você voltar ao caixa eletrônico dizendo que sua sessão não foi encerrada. Nesse momento, o fraudador pede que você insira novamente sua senha no teclado físico ou mesmo em uma tela aberta por ele, onde a senha aparece em texto claro, em vez de asteriscos. Para evitar essa cilada, ao terminar de fazer suas operações, sempre aperte a tecla "Sair". Ao deixar o caixa eletrônico, se alguém pedir para você voltar, não volte.
  • Quando for fazer saques ou depósitos em caixas eletrônicos ou agências, fique atento às pessoas que estão ao redor. Criminosos costumam observar os clientes para identificar aqueles que efetuam retiradas elevadas nos guichês ou terminais de autoatendimento. Ao sair da agência, você pode ser seguido e abordado por um deles, que exigirá a entrega do dinheiro. Algumas vezes, eles sabem até dizer o valor que sacou e o local onde você guardou o dinheiro. Esse crime é conhecido como “golpe da saidinha”.
  • À noite, redobre o cuidado e evite usar os caixas de autoatendimento. Nesse período, a circulação de pessoas diminui e você fica mais exposto a riscos.

Principais Dúvidas

Sim, porém, para cada conta deverá ser efetuado cadastramento específico.

  • Cadastre sua senha de acesso (8 dígitos) em qualquer cooperativa do Sicoob.
  • A partir do site www.sicoob.com.br, informe os números de sua cooperativa e conta corrente e clique OK para continuar.
  • Na tela que apresenta o teclado virtual, digite sua senha de 8 dígitos.

Pronto. Você já está no Internet Banking do Sicoob.

1º passo: acesse sua conta pelo Internet Banking do Sicoob e acesse qualquer transação financeira. É considerada transação financeira toda operação que altere o saldo da conta, por exemplo, pagamento de títulos, transferência entre contas, resgate de poupança, etc. O cadastro pode ser iniciado através do menu "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores".

Siga os passos indicados, e anote o Código de Liberação que será apresentado ao final em seu computador (Código de Liberação é um número de 4 dígitos).

2º passo: agora, basta liberar o seu computador informando o Código de Liberação em outro canal de atendimento de sua escolha, que pode ser:

  • Em um caixa eletrônico do Sicoob: acessando o menu, clique em "Outras opções > Liberar / Bloquear Computadores > SicoobNet Pessoal";
  • Em sua cooperativa do Sicoob.

Ao concluir o "2º passo", seu computador estará cadastrado e liberado para realizar transações financeiras (pagamentos e transferências) pela Internet.

O cadastramento de computadores é obrigatório para efetuar as transações financeiras (pagamentos e transferências).

No acesso por meio de computadores não cadastrados e liberados, só será possível a execução de transações de consulta (saldos e extratos).

Primeiramente verifique se foi realizada alguma alteração de componentes no computador recentemente (como troca de placa mãe e HD, por exemplo). Caso tenha feito alguma alteração dessa natureza, provavelmente será necessário cadastrar novamente seu computador.

Caso não tenha sido realizada qualquer alteração contate a Central de Atendimento do Sicoob (0800 642 0000) para buscar mais informações.

Sabemos da importância de ficar em casa neste momento, por isso recomendamos que, na medida do possível, você utilize o cartão de crédito ou débito. Caso seja necessário ir à agência, procure não encostar nos vidros ou barras e jamais leve as mãos à boca ou rosto enquanto estiver no local. Lembre-se de higienizar as mãos e o cartão após o saque. Recomendamos, ainda, que o cooperado opte pelo saque digital*, a fim de diminuir o tempo de exposição na agência.

*Para realizar o saque digital, basta entrar no App Sicoob e seguir os seguintes passos:

  • 1- Selecione a opção Saque Digital, na tela inicial do App Sicoob
  • 2- Faça o login em sua conta
  • 3- Digite o valor que você deseja sacar e a sua senha de 4 dígitos
  • 4- Dirija-se a um caixa eletrônico do Sicoob e selecione nele a opção Saque Digital.
  • 5- Leia o QR Code exibido na tela com a câmera do seu celular e pronto: dinheiro na mão!

Você pode sacar até R$ 2 mil por vez, respeitando o limite diário individual da conta corrente.

Sua dúvida não apareceu aqui?