Movimento CoopEducação – Educação Cooperativista, Empreendedora, Financeira e Sustentável: esses são algumas das temáticas trabalhadas pela Cooperativa Educacional Sarom (CES), referência pedagógica para a criação do Movimento CoopEducação e desenvolvido pela Sarom nas escolas de educação básica.

Com 10 anos de atuação, o movimento está presente nas escolas públicas e privadas de 15 municípios de atuação da Sarom. Atualmente, através da capacitação de aproximadamente 2.000 professores, 24 mil alunos já foram impactados. Desta forma, o Movimento CoopEducação busca formar protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente, colaborativa e próspera.

 

 

Programa de Qualificação do Queijo da Região da Serra da Canastra - A produção artesanal do Queijo da Região da Serra da Canastra transcende os ingredientes e manejo do produto. Cada queijo carrega consigo a tradição, cultura e economia das  famílias tradicionais do campo, que enxergavam na produção uma alternativa de sustentabilidade. No entanto, devido à falta de capacitação, os produtores ficavam vulneráveis às instabilidades do mercado.

Com o apoio e fomento da Sarom, que acredita na sustentabilidade e prosperidade dos produtores, fundou-se a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN). Hoje, além de marca própria, a associação têm base legal para produzir queijo à base de leite cru, permitindo que agreguem valor ao seu produto. Como resultado, a vida de muitos produtores está em constante transformação positiva.

 Além disso, em 2023, a Sarom tem trabalhado em parceria com diversas instituições para promover ações estratégicas que fortaleçam o produto e os produtores dessa iguaria. Entre elas, a ida de representantes para Marrocos, ampliando o alcance do Queijo da Região Serra da Canastra para além das montanhas de Minas Gerais. Além disso, está em andamento o processo de desenvolvimento da Marca Território da Serra da Canastra, que envolve lideranças locais e do entorno da região. Essa iniciativa visa valorizar e proteger a origem e a qualidade do queijo e demais cadeias produtivas, ao mesmo tempo em que fortalece a identidade e a economia regional.

 

 

Produtores de café - Produtores da Região da Serra da Canastra têm mais um motivo para comemorar: a Marca Território Café da Canastra. Trata-se de uma estratégia de promoção, fortalecimento, estímulo da economia local e valorização das cadeias produtivas do Território da Canastra, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A criação da marca é resultado da cooperação entre a Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra), Sebrae-MG e quatro cooperativas do Sistema Sicoob: Sarom, Credialto, Credicapi e Credibam.

A Sarom, enquanto agente de transformação regional, desde 1994 apoia a cafeicultura na região, prova disso, é a criação do Viveiro de Mudas. São Roque de Minas saiu de 350 mil pés de café para mais de 30 milhões. Desde então, a cooperativa tem investido em diversas ações que impulsionam e incentivam o desenvolvimento da cafeicultura na região.

 

 

Bananicultura -  Com o apoio e fomento do Sebrae-MG e Sarom, em 2014 foi concebida a Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (ADELBA), visando  impulsionar o mercado da bananicultura, melhorar as condições de infraestrutura, cultivo, qualidade, sustentabilidade e avanço tecnológico do setor. A partir da profissionalização e expansão comercial da fruta, a marca “Banana de Delfinópolis” atualmente é reconhecida em todo território nacional.

Desde a sua fundação, os produtores têm recebido capacitação por meio de cursos oferecidos em parceria com o Sebrae, abrangendo temas como produção, manejo da fruta, utilização de maquinários, entre outros. Além disso, no ano de 2023, durante a Feira da Banana, a Sarom reforçou o papel de principal patrocinadora e parceira do evento.

 

 

 

Setor Moveleiro - A Sarom é parceria da Associação Comercial e Industrial de Móveis Rústicos (ACIMOV) instalada na cidade de Passos e segue promovendo o setor moveleiro, um dos grandes geradores de emprego e renda local.

Os itens produzidos são comercializados não somente no Brasil, mas também na África e Europa. Segundo dados da FIEMG (2021), o setor é composto por mais de 120 empresas, fomentando cerca de 3 mil empregos diretos, o que corresponde a 13% dos empregos com carteira assinada da indústria local.

 

 

 

 

Participação nos resultados - Ser dono é participar das decisões e resultados financeiros da sua cooperativa. A Sarom, cooperativa de crédito com 31 anos de história, encerrou o exercício de 2022 com uma distribuição de R$ 5,9 milhões aos cooperados em conta capital. Desse montante, R$ 2,3 milhões foram distribuídos por relacionamento e R$ 3,6 milhões referente ao pagamento de juros ao capital. Além disso, foram investidos R$ 30 milhões em ações de desenvolvimento local e participação nos resultados, nos últimos 5 anos.

Atualmente, a Sarom está presente em 19 municípios, com 23 agências e um volume financeiro de R$ 1 bilhão. Além disso, a Sarom fomenta dezenas de projetos de desenvolvimento socieconômico das comunidades em que está inserida, contribuindo para elevar os padrões de inovação, cooperativismo e empreendedorismo. Na Sarom é assim: quanto mais o cooperado se relaciona, mais transforma a realidade da sua comunidade e aumenta a sua participação nos resultados financeiros.