A Sicoob Credisul desenvolve anualmente projetos e ações de responsabilidade social e ambiental que beneficiam cooperados, colaboradores e a comunidade em geral onde está inserida. A cooperativa também investe recursos em associações, ONG’s e entidades que realizam trabalhos sociais em sua área de abrangência, além de patrocinar atletas e eventos voltados a educação, esporte, cultura, inclusão social, geração de trabalho e renda.

As propostas de patrocínios e convênios são recebidas pela cooperativa através do e-mail marketing@sicoobcredisul.com.br, durante o mês de dezembro. Em janeiro, os projetos são analisados pelo departamento de Marketing, Comunicação e Projetos Sociais, junto à diretoria.

Favoo (Coop)

A Sicoob Credisul adquiriu em 2021 a faculdade Avec, em Vilhena (RO), instituição pioneira há 30 anos estabelecida na cidade. Assim, a cooperativa ampliou a sua participação na área educacional com a Coopevi (Cooperativa Educacional de Vilhena), que atua na educação básica (infantil, fundamental e médio) desde 2006.

A parceria entre as duas instituições se tornou case de sucesso e referência nacional como modelo de intercooperação, apresentado pela OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) como exemplo no cooperativismo nacional a ser seguido por outras cooperativas do ramo educacional e crédito. Da fusão da Avec + Coopevi nasceu a Favoo (Coop), uma nova fase e um grande conceito para a educação cooperativista.

Hospital Cooperar

Em 2019, a Sicoob Credisul deu início ao seu projeto social de maior envergadura, a construção do Hospital Cooperar. A obra está sendo custeada por doações de associados e 10% das sobras destinadas a projetos sociais das agências do Cone Sul de Rondônia e Norte do Mato Grosso. A unidade hospitalar terá cerca de 13 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 27 mil metros quadrados, doado pelo empresário e cooperado Fábio Antônio de Faria. A Associação Cooperar foi criada para gerir a obra e o dinheiro arrecadado para a construção do prédio. Por meio da parceria intercooperativa, a Unimed vai equipar e gerenciar o hospital que também pretende destinar leitos pelo SUS em uma futura parceria. A prestação de contas, orientações de como doar e o passo-a-passo da construção podem ser acessadas no site associacaocooperar.com.br.

Sicoob Sabor

Lançado em 2017, o Sicoob Sabor - Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena acontece todos os anos no mês de julho, na cidade intitulada Portal da Amazônia, em Rondônia, onde se encontra a sede da Sicoob Credisul. O festival traz todo ano um tema gastronômico que valoriza ingredientes e a culinária local, desafiando restaurantes, cafeterias, bares e hamburguerias a criarem pratos exclusivos com a consultoria de chefes. O projeto já entrou para o calendário cultural do município e foi premiado em 2018 pelo Concred Verde.

O roteiro cultural reúne oficinas e cursos, exposições artísticas, shows musicais, jantares, roda de conversas, cinema ao ar livre, entre outras atividades para adultos e crianças abertas à comunidade. As ações acontecem nos espaços do Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul e em pontos da cidade. O festival contribui para o comercio local, incentivando o movimentando a economia. Saiba mais no site oficial sicoobsabor.com.br.

Expressão Mamaindê

O projeto Expressão Mamaindê teve início em 2018, com uma atividade de pintura na comunidade indígena Mamaindê, localizada na Terra Indígena Vale do Guaporé, no Mato Grosso. As telas pintadas por homens, mulheres e jovens da aldeia foram expostas durante o Sicoob Sabor - Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, naquele ano. A exposição foi muito bem recebida pelo público, atingindo o objeto de aproximação com a cultura indígena local. Várias obras foram vendidas e os valores revertidos para ação em educação na aldeia.

Com o sucesso alcançado, o projeto Expressão Mamaindê ganhou um novo rumo com a proposta de criação de ecobags, sandálias, e almofadas, a fim de valorizar a cultura Mamaindê, bem como de gerar renda à comunidade, promover os valores da sustentabilidade e incentivar a educação de crianças e adolescentes. Todos os artesanatos e produtos produzidos pelos indígenas Mamaindê estão expostos e disponíveis para a compra no Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, em Vilhena (RO).

Somos Todos Guaporé

A campanha traz ações que auxiliam na conscientização, limpeza e coleta de resíduos do Rio Guaporé nas cidades de Cabixi e Pimenteiras do Oeste, em Rondônia. O objetivo é ampliar os cuidados e a preservação do rio que corta todo o Estado e faz fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Devido à sua riquíssima biodiversidade, é muito procurado por pescadores de todo o país. O projeto nasceu em 2017 e foi finalista do Concred Verde em 2018.

No início do período de defeso, quando as atividades de pesca esportivas e comerciais são vetadas, um grupo de voluntários percorre o rio coletando resíduos deixados nos acampamentos. Para a ação, a cooperativa fornece o combustível para os barcos e camisetas que protegem os voluntários contra o sol. Durante o período de pesca, a cooperativa realiza palestras nas escolas e produz materiais de conscientização para veiculação em rádios, redes sociais e televisões locais parceiras do movimento. Para os pescadores descartarem o lixo advindo dos acampamentos, foram instalados ecopontos em locais estratégicos da cidade.

Plantar o Futuro

O projeto Plantar o Futuro ganhou vida com uma ideia muito simples e prática: trocar os arranjos florais da decoração das Pré-Assembleias por mudas de ipê. Ao final do evento, os cooperados levam a muda para plantar. Com esta atitude, a Sicoob Credisul gera mais valor aos seus cooperados e comunidade, levando mais cor às cidades e ao campo, promovendo a essência cooperativista. Uma outra iniciativa do projeto foi a doação de 180 floreiras para serem instaladas em pontos das principais avenidas de Vilhena (RO).

Sicoob Saúde

O passeio ciclístico da Sicoob Credisul pelo Dia Mundial do Coração acontece desde 2015, simultaneamente, nas cidades onde a Sicoob Credisul possui unidades. Em 2021, o evento bateu recorde com a participação de 6 mil ciclistas. O grande objetivo é incentivar a prática de exercícios físicos, e conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. Isso corresponde a 30% de todas as mortes no Brasil, números que podem estar sendo agravados pela pandemia da Covid-19. A prática de atividades físicas regulares e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% esses óbitos.

Cantata de Natal

Em dezembro, o Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, em Vilhena (RO), ganha uma linda decoração repleta de luzes e vira palco de um grande espetáculo, a Cantata de Natal da Sicoob Credisul. Desde 2016, o evento apresenta atrações musicais de diversos corais da cidade, orquestra sinfônica municipal, cantores solos e a grande chegada do Papai Noel que desce o prédio de rapel em meio a neve artificial. Nos dias seguintes, a Casa do Papai Noel fica aberta à visitação gratuita e acontecem oficinas kids com a temática.