A Sicoob Credisul desenvolve anualmente projetos e ações de responsabilidade social e ambiental que beneficiam cooperados, colaboradores e a comunidade em geral onde está inserida. A cooperativa também investe recursos em associações, ONG’s e entidades que realizam trabalhos sociais em sua área de abrangência, além de patrocinar atletas e eventos voltados a educação, esporte, cultura, inclusão social, geração de trabalho e renda.

As propostas de patrocínios e convênios são recebidas pela cooperativa através do e-mail marketing@sicoobcredisul.com.br, durante o mês de dezembro. Em janeiro, os projetos são analisados pelo departamento de Marketing, Comunicação e Projetos Sociais, junto à diretoria.

Campanha Somos Todos Guaporé

A campanha de preservação do Rio Guaporé traz ações de conscientização, limpeza e coleta de resíduos, ampliando os cuidados com o importante rio que corta o Estado de Rondônia e forma a fronteira do Brasil com a Bolívia. O projeto foi iniciado em 2017 e, em 2018, foi finalista do prêmio Concred Verde, em Florianópolis. A cooperativa, por meio do setor de Marketing e Projetos Sociais, trabalha a campanha “Somos Todos Guaporé” veiculando vídeos nas redes sociais e televisão locais, parceiras do projeto, a fim de sensibilizar os frequentadores do Rio Guaporé para trazer de volta o lixo durante a temporada de pesca. Realiza também palestras nas escolas e instalações de Ecopontos, estações de coleta seletiva de resíduos, para receber o lixo oriundo dos acampamentos de pesca. Além de apoiar os moradores das cidades ribeirinhas, doando combustível para os barcos, para a ação de retirada de resíduos do rio.

Festival Sicoob Sabor

O Sicoob Sabor - Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, foi lançado em 2017, desde então acontece todos os anos na cidade intitulada Portal da Amazônia, em Rondônia, onde se encontra a sede da Sicoob Credisul. O projeto, que já entrou para o calendário cultural da cidade, foi premiado em 2018 pelo Concred Verde. O festival traz todo ano um tema gastronômico que valoriza ingredientes e a culinária local, desafiando os restaurantes e cafeterias a criarem pratos exclusivos, com a consultoria de chefes, na temática proposta. O roteiro cultural reúne oficinas e cursos, exposições artísticas, shows musicais, jantares, roda de conversas, cinema ao ar livre, entre outras atividades abertas à comunidade. Clique aqui e confira mais sobre o festival.

Projeto Expressão Mamaindê

O projeto Expressão Mamaindê começou em 2018, com uma atividade de pintura na comunidade indígena Mamaindê, localizada na Terra Indígena Vale do Guaporé, no Mato Grosso. As telas pintadas por homens, mulheres e jovens da aldeia foram expostas durante o Sicoob Sabor - Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, naquele ano. A exposição foi muito bem recebida pelo público, atingindo o objeto de aproximação com a cultura indígena local. Várias obras foram vendidas e os valores revertidos para ação em educação na aldeia. Com o sucesso alcançado, o projeto Expressão Mamaindê ganhou um novo rumo em 2019, com a proposta de criação de ecobags, sandálias, e almofadas, a fim de valorizar a cultura Mamaindê, bem como de gerar renda à comunidade, promover os valores da sustentabilidade e incentivar a educação de crianças e adolescentes.

Hospital Cooperar

Em 2019, a Associação Cooperar deu início à construção do Hospital Cooperar, em Vilhena (RO), com recursos advindos de doações dos associados da Sicoob Credisul. A unidade hospitalar terá cerca de 9,4 mil metros quadrados, em um terreno de 27 mil metros quadrados, doado pelo empresário e cooperado Fábio Faria, e irá atender as cidades do Cone Sul de Rondônia e do norte do Estado do Mato Grosso. Acesse aqui o site oficial da Associação Cooperar e confira todas as informações sobre a obra.

 

Sicoob Saúde

O passeio ciclístico da Sicoob Credisul pelo Dia Mundial do Coração acontece simultaneamente em todas as cidades onde a Sicoob Credisul possui pontos de atendimentos. Centenas de pessoas se reúnem em um dia, como forma de incentivar a prática de exercícios físicos, que traz uma série de benefícios para o corpo, além de promover a relação interpessoal e o bem-estar da população. Confira aqui o site oficial.

Cantata de Natal

A Cantata de Natal Sicoob Credisul aconteceu pela primeira vez em 2016, desde então traz apresentações de vários corais em três noites mágicas de evento, reunindo um público com mais de 300 pessoas. Os corais se apresentam na escadaria do Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, em Vilhena (RO). Em sua edição de 2019, trouxe uma novidade, a grande chegada do Papai Noel de rapel em meio à muita “neve”. Para realizar o espetáculo, a cooperativa contou com a parceria do Corpo de Bombeiros.