Sicoob Coopemg Marca Presença na Solenidade de Passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - Sicoob Coopemg
null Sicoob Coopemg Marca Presença na Solenidade de Passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Na manhã desta terça-feira (04), o Sicoob Coopemg teve a honra de participar da solenidade de passagem do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizada na Academia de Bombeiros Militar, na unidade Pampulha, Belo Horizonte. O evento teve grande relevância, celebrando a troca de comando entre o Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e a Coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, a primeira mulher a assumir a função de comandante-geral na história da corporação, com 113 anos de tradição.
A solenidade foi presidida pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que destacou a importância das mudanças, ressaltando em seu discurso: "Tivemos a primeira mulher ocupando a pasta da Secretaria de Agricultura e Pecuária, a primeira mulher ocupando a Secretaria de Meio Ambiente na história do Estado e, agora, a primeira mulher também ocupando um comando militar. Eu não tenho medo de mudanças, tenho medo de continuismo, que é o que muitas vezes atrapalha a administração", declarou o governador, celebrando a marca histórica do evento.
A Coronel Jordana, que é aspirante da turma de 2003, possui uma trajetória exemplar no CBMMG, com passagens por diversas funções de destaque na corporação, incluindo a subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior e a Diretoria de Assuntos Institucionais. Ela também é especialista em Administração Pública e Gestão Estratégica, e assume agora a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência da corporação. Em seu discurso, a nova comandante-geral afirmou: “Para mim é uma honra muito grande. Acho que todos podem imaginar a emoção desse momento. O que vem agora é muita responsabilidade para dar continuidade a um trabalho de uma corporação presente em todo o estado. Vamos continuar buscando a excelência do nosso serviço prestado a toda a sociedade”.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, que também fez uso da palavra. Ele ressaltou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros em momentos de crise e emergência. "Em cada um dos momentos em que a gente precisa da intervenção dos bombeiros, seja no momento dos incêndios na seca, seja no momento dos resgates na enchente, seja no apoio em todos os graves acidentes do estado, nós temos confiança de que estaremos a salvo e em segurança por conta da qualidade do serviço do nosso Corpo de Bombeiros”, enfatizou o vice-governador.
Durante a solenidade, o Sicoob Coopemg foi representado por seu vice-presidente do Conselho de Administração, Tenente Petrônio Costa, o conselheiro de administração e coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar, Cleberson Pereira Santos, o diretor administrativo e de riscos, Jamerson César, o diretor comercial, Everton Brito, o supervisor de comunicação, marketing e eventos, Rodrigo Corgozinho, o produtor de multimídia, Sargento Rogério Antunes Brasil, além dos conselheiros Cel Neyton, Ten Pádua e Cel Gilvan Almeida Sá.
A participação da cooperativa foi marcada por um gesto de reconhecimento: o Sicoob Coopemg entregou ao Coronel Erlon Dias Botelho um troféu em homenagem aos seus 32 anos de serviços prestados à sociedade mineira, além de seu trabalho como propagador do cooperativismo. A entrega do troféu foi realizada por Tenente Petrônio e Coronel Cleberson.
O Coronel Erlon, ao fazer seu discurso de despedida, emocionou a todos com palavras de reflexão sobre o serviço ao próximo. Ele compartilhou um trecho de um texto de Madre Teresa de Calcutá, destacando a importância de manter a bondade e a generosidade diante das adversidades da vida. “Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de interesseiro. Seja gentil assim mesmo. Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo. Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo. Seja honesto e franco assim mesmo”, disse o Coronel Erlon, compartilhando o pensamento de que, no final das contas, "é tudo entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros."
O Coronel também fez referência a Padre Francisco, ressaltando a importância de servirmos uns aos outros, especialmente no serviço público. "Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa."
Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, a presidente do Servas, Christiana Renault, o deputado federal Pedro Aihara, o comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Alexandre Avelar Leal, e diversas outras autoridades civis e militares. O evento também foi marcado pela homenagem a ex-comandantes-gerais, como o Coronel BM José Maria Gomes, Coronel Osmar Duarte Marcelino, Coronel José Honorato Ameno, Coronel Cláudio Roberto de Souza, Coronel Edgard Estevo da Silva e Coronel Gilvan Almeida Sá, que se posicionaram em local de destaque durante o desfile da nova comandante.
Um momento de respeito também foi registrado, quando a tropa e a banda do Corpo de Bombeiros não entoaram o hino e canções militares, devido ao luto oficial decretado pelo Governador Romeu Zema, em sinal de pesar pelo falecimento do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso.
O Sicoob Coopemg, que tem se tornado um parceiro cada vez mais presente nas solenidades e eventos das corporações de segurança pública de Minas Gerais, reafirma seu compromisso com a comunidade e com o desenvolvimento do cooperativismo, através do apoio contínuo às instituições que atuam pela segurança e bem-estar dos cidadãos mineiros.