null Rating: o que é e como funciona essa classificação de risco?

04/02/2022 04:00

Você muito provavelmente já deve ter ouvido falar do score, uma nota dada aos consumidores brasileiros. Com essa avaliação as empresas e prestadoras de serviços, tem um panorama sobre a real possibilidade de pagamento ou não de cada cliente. Assim como os cidadãos têm as suas “notas”, uma agência de classificação de risco emite o rating, ou seja, a “nota”, de uma empresa, país e título.

O RATING NO SICOOB

Rating é uma medida de desempenho, que se utiliza de diversos indicadores para avaliar a saúde econômica de financeira de uma empresa, no nosso caso, instituição financeira cooperativa. Mauro Alves, diretor-presidente do Sicoob Cecremef, inicia o a sua fala informando com orgulho que hoje o Sicoob Cecremef está classificado como MUITO BAIXO RISCO.

“Esta classificação nos ajuda a entender como estamos nos desenvolvendo sob os mais diversos indicadores de desempenho, nos s inalizando quais ações operacionais devemos nos concentrar para manter o indicador enquadrado, dentro de premissas estabelecidas pelo Sicoob Confederação”, completou Alves.

A metodologia desenvolvida para esta medição foi feita pela área de Gestão de Riscos e Capital do Sicoob Confederação e validada pelo Banco Central do Brasil, uma vez que esta autarquia se utiliza do Rating para acompanhamento do desempenho das cooperativas pertencentes ao Sicoob.

O Rating se divide em 5 níveis:

  • Muito Baixo Risco;
  • Baixo Risco;
  • Médio Risco;
  • Alto Risco;
  • Muito Alto Risco.

Para a obtenção da classificação, são observados e calculados diversos indicadores que se dividem em: Regulamentares, Liquidez, Crédito, Gerencial e Compliance. Cada indicador se referência a um conjunto de índices, que totalizam em 26 . Mensalmente após as análises e considerações, a Diretoria Executiva apresenta o relatório do Rating ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal, para que possam acompanhar o desempenho da nossa cooperativa.

“Acompanhamos mensalmente o Rating da cooperativa e entendemos que seja uma importante ferramenta de medida de desempenho, uma vez que através dos relatórios apresentados conseguimos acompanhar importantes índices, como por exemplo, o Índice de Basileia, o Limite de Exposição por Cooperado, Índice de Liquidez, Inadimplência, Concentração de Devedores e Depositantes. Veja que estes são somente alguns exemplos, dado que o Rating reúne 26 índices”, finalizou Francisco Bezerra, Presidente do Conselho de Administração.

 

Foto: aquivo pessoal 2022.