null Tchau 2021, seja bem-vindo 2022!

03/02/2022 05:30

Ao chegar ao final do ano, em geral, ficamos mais reflexivos de como foram os 365 dias anteriores. Neste balanço, podemos perceber quais foram as questões que mais impactaram nossa vida. Em 2021, com certeza, a COVID foi uma das coisas que mais nos preocuparam.

Mas, a vida não se resume somente a um único ponto. No ano de 2021 as discussões abrangeram os temas mais  diversos:  sucessão  presidencial,  STF,  vacinas, desemprego, redes sociais, uso dos dispositivos móveis pelas crianças, inflação, aumento da gasolina e muito mais. No mundo das empresas não foi diferente, e especificamente na nossa cooperativa, muitas questões tomaram nossos dias.

Para que falemos de 2021, precisaremos retroagir um pouco mais no tempo e lembrar de 2019 e 2020, que foram anos que nos desafiaram. Nunca poderíamos prever, dentro dos cenários mais pessimistas, que as empresas que sempre foram nossas parceiras nos deixariam numa situação bastante delicada, quando de maneira abrupta, subverteram a prioridade do desconto em folha das operações de crédito que eram consignadas.

Com isso, alguns associados simplesmente pararam de pagar suas operações de crédito, trazendo resultados bem difíceis para nossa Cecremef em 2019 e 2020. Desta maneira não nos restou outra alternativa a não ser buscar uma solução na esfera judicial. Foi lamentável, mas necessário. Com muita resiliência, dedicação e profissionalismo conseguimos superar as dificuldades que nos foram impostas, porém o ano de 2021 foi um ano de importantes  conquistas:  fomos  premiados  por excelência em gestão em nível nacional, ganhamos prêmios por impulsionar novos negócios em nosso Estado, nossos projetos sociais ganharam um selo de reconhecimento Instituto Sicoob, participamos de ações de educação financeira, levando o cooperativismo a mais de 3000 pessoas.

No início de 2021 tínhamos 11.000 associados e hoje somos mais de 19 . 000. Aumentamos nossos pontos de atendimento físico (Agências), de 2 para 15 e muito mais. Essas foram algumas das nossas conquistas em 2021, sem falar num resultado na ordem de R$ 3.608.798,89, devendo ressaltar que os associados que operaram com a cooperativa, segundo estudos feitos pelo Centro Cooperativo Sicoob – CCS, pagaram, em média, menores taxas de juros, tarifas de serviços mais baixas e melhores taxas para investimentos.

Nossa cooperativa está prestes a completar 61 anos de sua fundação, fato este que muito nos orgulha, demonstrando que o cooperativismo é uma alternativa para humanizar as relações econômicas e financeiras de uma sociedade, sempre tendo as pessoas como centro da nossa atenção.

Que o ano de 2022 seja de muita saúde, felicidade e esperança para os nossos associados e seus familiares e como sempre dissemos: “Juntos somos infinitamente mais fortes!”
 

Foto de capa: Arquivo pessoal (2021)

Fotógrafo: Diego Padilha