null Ano novo, boleto novo: vale a pena pegar empréstimo para quitar contas?

20/12/2021 15:47

Começo de ano é sempre aquele aperto habitual. As contas parecem sair da terra: IPVA, IPTU, matrícula escolar das crianças, material didático. E tudo isso logo depois dos presentes de Natal. Mas, calma, tem jeito de se organizar e não começar 2022 enrolado nos boletos! 

Organização ao longo do ano 

A melhor opção, claro, é se organizar ao longo do ano pra garantir que em dezembro essa grana toda dedicada a janeiro já esteja separada. Assim, passa o ano tranquilo e finaliza da mesma maneira.  

Se você não está no grupo de quem se programou pra isso, fica tranquilo! Ainda temos saídas. Primeiro passo é, na verdade, se programar para o próximo ano. Que tal mudar os hábitos durante 2022 e garantir o próximo dezembro em paz e com o dinheirinho dos boletos guardado? Bom, né?! 

Empréstimos 

Agora, pensando neste ano, suas opções variam de acordo com a sua realidade. A pergunta que não quer calar é: vale a pena pegar empréstimo para quitar os boletos todos? Pra isso, a gente te diz que depende. Para tomar essa decisão, é importante conhecer os descontos para pagamento à vista e compará-los com os juros do empréstimo que pensa em fazer. Se o desconto for, de fato, vantajoso, vai nessa! 

Aqui no Sicoob Cecres você encontra diferentes opções de crédito pra você encontrar aquela que melhor se encaixa em sua realidade.  

13º salário 

Mas se você fez as contas por aí e viu que para a sua realidade não compensa, usar o 13º salário para quitar dívidas pode ser uma boa! Use esse valor extra pra garantir o sono tranquilo em janeiro. Aqui a gente deu algumas dicas sobre como usá-lo sabiamente.  

Negociação 

Outra opção pra quem não se enquadra em nenhuma das duas opções, é tentar negociar suas dívidas. Ok, sabemos que essa não é das mais fáceis – negociação envolve paciência, tempo e dedicação. Mas pode ser uma boa tentativa pra quem precisa dar um jeito de amenizar os gastos e não quer começar 2022 no vermelho. 

O início do ano é desafiador, mas você pode encontrar a maneira que melhor se encaixa a sua realidade para fazer dele um pouco mais leve. E, claro, conte com a gente!