null Turma de Protetores Ambientais é formada em Iraceminha

13/12/2021 11:22

Na noite de 02 de dezembro, ocorreu a formatura da primeira turma de Protetores Ambientais em Iraceminha. O programa é realizado pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, em parceria com o Sicoob Credial e a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. A solenidade foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos e teve a participação de familiares e autoridades civis e militares, dentre elas: o vice-presidente do Sicoob Credial, Daniel Ferrari, o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, Tenente PM Alcenir Luis Minuscoli e os coordenadores do Programa Protetor Ambiental, Cabo Daniel Panizzon e Sargento PM Gilberto Pilla.

É a primeira turma do programa Protetor Ambiental formada no município e os adolescentes, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade, provinham de três núcleos escolares, dentre eles: EEF Biguá da Linha Biguá, EEF Balbino Martins do distrito de São José do Laranjal e EEB Manuel de Freitas Trancoso da sede do município. Os 21 jovens formandos assumiram o compromisso de zelar por um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, disseminado os conhecimentos adquiridos durante o programa.

Conforme explica o Vice-Presidente do Sicoob Credial, Daniel Ferrari, esta é a segunda turma formada na região com patrocínio do Sicoob, sendo a primeira em Cunha Porã. “Além destas duas turmas, já estamos programando uma nova turma em Maravilha/SC para o ano de 2022, pois entendemos a importância que este projeto tem para a comunidade, desenvolvendo em nossos jovens atitudes éticas, corretas e responsáveis para com o meio ambiente e a sociedade”.

Para o Sargento PM Gilberto Pilla, o programa contribui muito na formação dos jovens como cidadãos éticos e comprometidos, não apenas com a causa ambiental, mas também com as questões éticas e valores adquiridos ao longo do programa. “Os jovens recebem ao longo do curso, cuja carga horária é de 180 horas, conhecimentos e aprendizados sobre diversas temáticas ambientais, além de conhecer um pouco sobre a Polícia Militar de Santa Catarina, que tem quase 190 anos no Estado”, relata. 

Pilla complementa ainda o sucesso do programa através das parcerias firmadas no município. “A parceria do Sicoob e do Poder Público Municipal foi fundamental para a realização deste programa no município de Iraceminha”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Sicoob Credial.