null Brava Gente e Ritmar: conheça os projetos e seus novos visuais

08/12/2021 13:02

O ano de 2020 representou muitas mudanças para todos, sobretudo para os nossos projetos sociais, Brava Gente (teatro) e Ritmar (ginástica rítmica). Durante este período as duas iniciativas receberam novos nomes e identidades visuais, para simbolizar um novo ciclo dos programas da cooperativa. Há anos, ambos mudam a vida de diversas pessoas de diferentes regiões de Angra dos Reis, litoral-sul do Rio de Janeiro

O projeto de teatro Brava Gente, existe desde 2015 e tem cerca de 100 alunos. Antes da mudança a organização se chamava “Cia de Teatro Inclusão Através da Arte”. O novo nome é a junção de Praia Brava, local onde a associação nasceu e a representação da potência dos artistas do grupo. Em 24 de setembro de 2020, a marca foi aprovada pela Lei Rouanet e com isso, publicada no Diário Oficial na mesma data. 

Depois foi a vez do Ritmar, o projeto existe desde 1997 e conta com mais de 140 alunas. Anteriormente não tinha nome, era conhecido como “Projeto Social de Ginástica Rítmica”. Tanto a criação, quanto a escolha do novo nome ficou por conta das alunas, através de uma eleição realizada no início de setembro do ano passado. Ritmar é a fusão entre as palavras “rítmica” e “mar”, que une o esporte a paisagem de Angra.  A palavra foi inventada por Rodolfo Grossi e suas filhas, Stella e Laura que participam do projeto. 

Além dos nomes, identidades visuais também foram criadas para trazer personalidade e distinção para as iniciativas. Durante o processo criativo a design Amanda Lopes, nossa colaboradora, teve como maior inspiração a influência das praias, elemento mais marcante do cenário natural de Angra dos Reis. A design afirma que cada processo criativo é único e que prezou em transmitir essa singularidade nas duas marcas. 

Durante as pesquisas, ela concluiu que não havia como ignorar o fato de os dois projetos pertencerem ao litoral e que a partir disso, focou nas especificidades de cada um: “Para o Ritmar desenvolvi a identidade baseada nos movimentos corporais da dança, ligando aos movimentos das ondas do mar. Já para o Brava Gente a ideia é espelhar a energia de um palco de teatro.”.

As mudanças vieram para complementar a importância dos projetos, somar o novo estilo com a representatividade que ambos têm para suas comunidades. Sobre este desafio, Amanda declara: “A questão era como reescrever visualmente tudo aquilo que eles representam e ainda sim, manter eles únicos. E acho que consegui concluir esse desafio de uma forma que deixassem todos felizes no processo.”.

Mina Fiszman, diretora social da cooperativa explica que as mudanças ocorreram principalmente para transmitir com mais força, a essência das iniciativas e trazer maior credibilidade para o público externo.  Ambos os projetos nasceram através dos pedidos dos nossos associados, com o intuito de fornecer educação e lazer para as crianças e adolescentes de Angra dos Reis. O Sicoob Cecremef atua no local desde 1997, onde possui duas agências. 

Mina enfatiza a importância de manter iniciativas sociais como estas nos tempos atuais: “Vivemos em uma sociedade com grandes diferenças sociais onde muitos sofrem com a falta de recursos. Através desses projetos, buscamos oferecer as pessoas menos favorecidas, oportunidade e melhor qualidade de vida minimizando a desigualdade e transformando o mundo num lugar melhor.”