null Melhor queijo do Estado é feito por associada do Sicoob Credivertentes

28/10/2021 09:13

É oficial: o melhor Queijo Minas Artesanal vem de Coronel Xavier Chaves. Título atestado por ninguém menos que 35 jurados no 13º Concurso Estadual do setor, promovido pela Emater na quarta-feira, 20. A iguaria, que já se tornou disputada no mercado, leva o nome de Jacuba e é produzida na Fazenda DuJapa, a 6km da área urbana.

Há três anos, a ideia era que a propriedade fosse um recanto de descanso para Maria Teresa Boari e Edmar Okamotto. Inquieto, o casal que atuou em uma multinacional tecnológica até a aposentadoria resolveu investir no Agronegócio e, agora... “É trabalho demais. Meu Deus!”, diverte-se ela, que é associada ao Sicoob Credivertentes.
 

Dedicação

O Jacuba se destacou entre 132 queijos e, somando 2964 pontos na avaliação dos especialistas, foi elogiado pelo “sabor adocicado e pela textura primorosa”, segundo o jornal Estado de Minas. No mesmo concurso, o rótulo de Coronel Xavier Chaves também ocupou o topo do pódio na categoria regional, Campo das Vertentes; seguido por queijos do Sítio da Conquista, e, Tiradentes; e da Fazenda Santo Antônio, em Carrancas.  “Não digo que esperávamos esse resultado, já que começamos a trabalhar com o queijo em 2018. Por outro lado, nos dedicamos a buscar, todos os dias, a excelência no que fazemos. E isso inclui desde o cuidado com os animais ao rótulo que chega às mãos das pessoas”, frisa Maria. 

O "nós" nas entrelinhas de tudo o que diz fazem referência, além do esposo Edmar, aos outros membros da equipe: Paôla Jaques e Reginaldo Andrade.
 

Detalhes

Saboroso e com textura única, o Queijo Jacuba pode até acabar rapidinho nas mesas em que é servido. Mas para chegar lá o processo é lento. Só a cura de cada peça demanda 23 dias. E nesse período fatores como detalhes mínimos no leite e até o clima fazem toda a diferença.
“Se está frio e úmido lá fora, o queijo vai ‘agradecer’, ficar perfeito. É natural, é vivo, reage ao ambiente e à forma como o tratamos”, comenta Maria Teresa, em um raro intervalo. Isso porque, se antes do concurso o Queijo Jacuba já era super procurado, agora está, literalmente, no foco.

Uma palavra, aliás, que tem um significado específico na jornada de Maria Teresa e Edmar. “Temos muitos planos. No entanto, queremos passar por todos eles com calma, sentir cada processo. Foi assim com a lida dos animais, foi assim com o próprio queijo também. Começamos entregando três peças ao dia para o público. Hoje, são 14. Queremos, na hora certa, chegar a 20, sempre evoluindo com qualidade”, destaca ela.
 

Cooperativismo

A gerente do Sicoob Credivertentes em Coronel Xavier Chaves, Claudineia Assunção, falou orgulhosa sobre a conquista de uma cooperada: “Nossa instituição busca apoiar e promover o desenvolvimento não só econômico, mas também social das pessoas e suas comunidades, É muito gratificante ver associadas como a Maria Teresa se desenvolvendo, colhendo os frutos de um trabalho que é sinônimo de muita dedicação. Isso nos enche de orgulho e enaltece nossa querida cidade”.