null Campanha do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito tem como tema “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”

13/10/2021 11:15

No Projeto ConectCoop, a Confebras promove até dia 20 de outubro websérie com lideranças de sistemas cooperativistas e agentes do setor

Disseminar a educação financeira tem sido um dos pilares estratégicos da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Essa missão ganha impulso com o tema “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”, escolhido em 2021 para o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito.

Em 21 de outubro – a terceira quinta-feira do mês – conforme instituído pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, é comemorado o poder transformador e as realizações do cooperativismo financeiro pelo mundo.

O evento é uma oportunidade para refletir e debater o importante papel que as cooperativas de crédito desempenham para melhorar a vida das comunidades e dos cooperados. O espírito do movimento cooperativista é abraçado, conforme a apuração mais recente do Woccu, por 291 milhões de membros, atendidos por mais de 86 mil cooperativas de crédito em 118 países do mundo.

No Brasil, dados do Bureau Coop, – ferramenta de Business Intelligence da Confebras –, apontam que em junho de 2021, tínhamos mais de 13,4 milhões de cooperados, 833 cooperativas e 7.528 pontos de atendimento, no universo das chamadas cooperativas singulares.

O tema Educação Financeira é urgente. Com a crise econômica decorrente da pandemia o endividamento das famílias brasileiras bateu novo recorde em agosto, chegando a 72,9%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Percentual este que confirma a necessidade de alertar a população sobre a importância de planejar as finanças para superar momentos de instabilidade, sob a ótica desejável de manutenção do equilíbrio financeiro.

No Projeto ConectCoop, a Confebras está promovendo até dia 20 de outubro websérie com lideranças de sistemas cooperativistas e agentes do setor, entre eles Fábio Viana, Mentor em Finanças Comportamentais, e o Educador Financeiro Álvaro Modernell.

O encerramento da programação alusiva à data será com o webinar “Cidadania Financeira: diálogos para um mundo melhor”, no dia 21 de outubro, às 15 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Confebras no Youtube.

O tema será debatido por quem promove pequenas e grandes ações no dia a dia, sobre educação financeira, juntamente com representantes do cooperativismo de crédito.

“Em vários eventos realizados pelas cooperativas, esse assunto é parte indispensável nos programas de educação disponibilizados pela nossa Confederação e por muitas das suas filiadas”, disse Moacir Krambeck, presidente da Confebras.

Fonte: Confebras – Assessoria de Comunicação.