null Débito Direto Autorizado: DDA pode ajudar a aumentar seu score de crédito

26/08/2021 16:00

Todos nós temos uma pontuação, chamada de score, que é consultada quando solicitamos um crédito a uma instituição financeira, seja um cartão, um empréstimo ou um financiamento. Por isso, é importante entender como aumentar o score do CPF para poder ser visto como um bom pagador pelo mercado. Uma maneira simples é aderir ao Débito Direto Autorizado (DDA), ferramenta que permite receber cobranças diretamente na conta bancária e efetuar pagamentos de forma simples e rápida.

Nesta modalidade de cobrança, o credor envia boletos para o cliente diretamente na conta bancária. Ao acessar a conta, a pessoa encontra os boletos com nome, valor da cobrança e prazo de pagamento. Dessa forma, tem uma visão geral dos boletos que ainda não venceram e maior controle sobre suas finanças. O DDA evita a possibilidade de atrasar um pagamento e, assim, ver reduzido seu score.

Aderir ao DDA significa não precisar mais ficar caçando os códigos de barra dos boletos de conta de água, conta de luz, cartão de crédito, carnês, aluguel ou boletos de cobrança diversos. Pelo Débito Direto Autorizado, o Sicoob automaticamente puxa as contas emitidas em nome do cooperado e o deixa avisado da cobrança.

Não há nenhum custo para participar do DDA, a única exigência é que o cadastro seja feito em uma conta corrente ou poupança de mesma titularidade daquela pela qual se deseja acessar as cobranças. O correntista só precisa efetuar o cadastro pelo internet banking ou pelo App Sicoob uma única vez, depois disso passa a ser notificado eletronicamente sobre todo e qualquer boleto que seja emitido em seu CPF.

A vantagem do DDA é que – além de acessar boletos – também é possível realizar o pagamento via canais eletrônicos do Sicoob (como o internet banking ou App Sicoob, por exemplo). O serviço também ajuda a diminuir as fraudes e cobranças indevidas, visto que o usuário passa a ser notificado sobre toda e qualquer cobrança que esteja sendo feita em seu nome.

Diferente do Débito Automático, em que o pagamento é realizado automaticamente na data do vencimento, no DDA o cooperado precisa fazer o pagamento pelos canais digitais do Sicoob no dia de vencimento da fatura. Com esta eficiente ferramenta de controle financeiro às mãos, fica fácil manter as contas em dia e seu score em alta.