null Em ação do Dia C, cooperativa arrecada alimentos para doação 

06/07/2021 16:23

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, parte dos colaboradores do Sicoob MaxiCrédito foram às ruas para arrecadar doações de alimentos, no último sábado (3).  

A ação contou com 43 pontos de coleta e arrecadou centenas de quilos de alimentos. As doações serão destinadas para entidades beneficentes, que repassarão para famílias necessitadas. 

Os colaboradores organizaram um ponto de coleta em frente a alguns supermercados, onde as pessoas que ali passavam e desejavam participar, depositavam a sua doação. Em algumas das cidades de atuação do Sicoob MaxiCrédito a ação solidária acontecerá no próximo sábado (10).

Tainara Pereira, subgerente da agência de Gaspar-SC, destaca a importância de um ato solidário como este. “É gratificante participar e saber que fará muitas famílias felizes com um simples gesto que parece tão pouco, mas para quem recebe é bastante. Fazer bem sem olhar a quem”, comenta a colaboradora. 

Vale lembrar que as doações podem ser feitas durante essa semana, em todas as agências de atendimento da cooperativa.

 

Entenda o Dia Internacional do Cooperativismo  

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado de julho. No início era conhecido como o Dia da Cooperação e, mais tarde passou a ser chamado de Dia do Cooperativismo. Atualmente é reconhecido de forma oficial como Dia Internacional do Cooperativismo.  

A primeira celebração do Dia do Cooperativismo foi no ano de 1923 com uma confraternização entre todos os povos ligados a atividades de cooperativismo. Porém, oficialmente, a data só foi criada em 1994.  

Em 2009 o Sistema Ocemg organizou o ato do Dia C. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C.