Unidos pela cooperação, feitos de valores - Nacional
null Unidos pela cooperação, feitos de valores
Você já ouviu falar no ciclo virtuoso do cooperativismo? Tudo começa pela relação que o associado tem com a cooperativa, como o Sicoob por exemplo, na qual o associado realiza seus negócios, que por sua vez geram resultados econômicos e que consequentemente, retornam para a comunidade por meio da distribuição de sobras e a realização de projetos que geram impactos positivos, como a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvimento social e preservação ambiental.
No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas no são associadas a uma instituição financeira cooperativa, sendo que juntos Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, representam cerca de 52% dos cooperados de todo o país. Somente nestes três estados o Sicoob possui mais de 1 milhão de associados, entre pessoas físicas, jurídicas, produtores rurais e entidades do agronegócio, que são atendidos em uma rede com mais de 500 agências (Bacen – março/2021).
O Sicoob, possui atualmente a 2ª maior rede de atendimento do Brasil e tem como propósito promover a justiça financeira e gerar prosperidade e assim, além da inclusão financeira, contribui com o desenvolvimento sustentável das comunidades devido as práticas pautadas em seus princípios, valores e políticas aprovadas por seus membros.
Por conta destas virtudes, mais uma vez, o Sicoob demonstrou que o cooperativismo é feito de valores e de justiça financeira. Nesse momento difícil, construiu pontes para socorrer aqueles que foram mais impactados, seja no comércio, na indústria, no campo, na cidade ou na manutenção dos empregos. Pessoas físicas e jurídicas puderam prorrogar e acessar novos créditos, fundamentais para superar a crise que ainda não terminou, além dos Hospitais e entidades de assistência às comunidades que receberam doações.
Essa é a essência do cooperativismo financeiro, desde a sua fundação, em 1844, na Inglaterra, nasceu para proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, às famílias, apoiar as empresas e contribuir com o desenvolvimento de municípios e regiões onde atua. Por tudo isso, o Sicoob está crescendo e inovando, fiel aos seus valores e tendo na cooperação a sua maior potência.