null Previdência Privada: invista no presente pensando no futuro

24/06/2021 15:09

Chegar a uma determinada idade e parar de trabalhar sem ter de passar por apertos financeiros é o sonho de muita gente. Se você ainda não parou para pensar nisso, deveria. Afinal, o quanto antes começar a se preparar, mais chances terá de manter uma boa saúde monetária em uma fase importante da vida.

Uma opção é a contratação de um plano de previdência privada, espécie de renda complementar ao pagamento mensal feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Extremamente segura, funciona como uma aplicação financeira em que é possível decidir a quantia que se deseja pagar por mês ou ano e quando fará o resgate.

As principais características desse tipo de investimento são o incentivo tributário, portabilidade – dá ao participante o direito de transferir os recursos de um plano para o outro– e incidência de juros compostos, o que torna a previdência privada vantajosa para prazos longos. Além disso, se por algum motivo você desistir da aplicação, poderá resgatar o montante sem quaisquer impedimentos.


Alternativa ao INSS

Desde que foi aprovada em 2019, a reforma da Previdência Social mudou os rumos da aposentadoria no Brasil. Com as novas regras, o tempo de contribuição agora é maior assim como a idade mínima para se aposentar. O subsídio mensal e o cálculo do valor recebido também sofreram alterações.

Esse contexto tem impulsionado a contratação dos planos de previdência privada, que passaram a ser uma boa alternativa para se complementar o benefício concedido pelo governo. De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), as reservas dos planos de previdência aberta atingiram R$ 1 trilhão em dezembro de 2020. Isso representa um crescimento de 7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para a entidade, a expectativa é de aumento do interesse dos brasileiros por esse tipo de investimento nos próximos anos. Se este for o seu caso, antes de optar por uma modalidade de plano, o ideal é analisar a que mais se adequa ao seu perfil.  As diferenças estão nas taxas de tributação e na forma como são cobradas.  

Interessado em garantir um futuro tranquilo para você e sua família? Conheça os planos de previdência do Sicoob Cecres.

Acesse: https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcecres/previdencia-voce