null Sicoob Vale do Vinho e Lions entregam doação de equipamentos para Hospital Divino Salvador

24/06/2021 10:33

Com o apoio da cooperativa, hospital adquiriu cinco equipamentos, alguns destinados à pediatria 

O Sicoob Vale do Vinho, juntamente com a Fundação de Lions de Videira (SC), participou no dia 16 de junho da entrega de equipamentos, comprados com doações entregues em fevereiro, para a criação de uma UTI neonatal no Hospital Divino Salvador, no município de Videira (SC).

Exercendo o 7º princípio cooperativista, o “interesse pela comunidade”, o Sicoob Vale do Vinho aderiu a essa causa que vem assegurar que os recém-nascidos tenham acesso imediato a recursos necessários, sem precisarem de deslocamento para municípios vizinhos, resultando em mais conforto e felicidade para as famílias que tanto esperam a chegada dos bebês.

O projeto, que contou com a parceria do Sicoob Vale do Vinho, foi elaborado através de uma ação conjunta entre a governadoria do Distrito LD-8, Fundação de Lions Clubes e de Lions Clubes de Videira (Lions Clube Videira Centro, Lions Clube Videira Perdizes e Lions Clube Videira Amigos do Servir). A doação de 15.070 dólares garantiu a aquisição de cinco equipamentos para o hospital, alguns destinados à pediatria. 

Os materiais já estão em uso no hospital desde março, conforme mencionado pelo diretor André Ragnini, que durante a cerimônia agradeceu a doação e falou sobre a importância desse grande passo para o município e para o hospital, que está se tornando referência nos atendimentos na região.

Para o presidente do Sicoob Vale do Vinho, Luiz Vicente Suzin, essa ação irá beneficiar não somente o município de Videira, mas toda a região que precisa desse pronto atendimento. “O cooperativismo mais uma vez mostra seu valor”, disse o presidente, que destacou a importância de parcerias como essa para os municípios e ressaltou que o Sicoob é um grande incentivador do desenvolvimento das comunidades onde atua, investindo para transformar sonhos e projetos em grandes conquistas.

O evento contou com uma cerimônia restrita e com todos os cuidados devido à pandemia de covid-19. Além do diretor do hospital, André Ragnini e do presidente do Sicoob Vale do Vinho, Luiz Vicente Suzin, estavam presentes o diretor executivo do Sicoob Vale do Vinho, Vilson José Guzi; a vice-prefeita de Videira, Claudete Nardi Vavassori; o casal governador do Distrito Lions LD-8, Rid Eloi e Rosi Zatta; a coordenadora Institucional do hospital, Izena Maria Botezini; o presidente do Lions Clube Videira Amigos do Servir, Marcos Fischer; a esposa do presidente do Lions Clube Videira Centro, Cal Inês Schuler; o presidente do Lions Clube Videira Perdizes, João Carlos Felipe; o coordenador de projetos CL, Günther Palla Maier; e a secretária de Saúde do município, Ivanice Peccin.

Os equipamentos adquiridos, são parte de um primeiro passo para a criação da UTI neonatal. Outros equipamentos deverão ser comprados para dar todo o suporte necessário aos recém-nascidos.

Os equipamentos
Elevador de pacientes: utilizado para içar o paciente de forma segura do leito e transferi-lo para a maca, poltrona etc. O equipamento é indispensável nas UTIs, onde a maioria dos pacientes permanece imóvel e depende unicamente da equipe hospitalar para mudar de posição.

Fototerapia Bilitron Sky e Fototerapia Bilitron Bed: utilizados para tratamento de icterícia neonatal, que deriva da produção excessiva de bilirrubina pelo fígado ainda imaturo do bebê. O tratamento deve iniciar entre as 12 e 24 primeiras horas de vida do recém-nascido e seu atraso ou ausência pode provocar alterações no sistema nervoso, crises convulsivas e problemas auditivos.

Bilirrubinômetro Transcutâneo: aparelho que mede a quantidade de bilirrubina através da pele do bebê, eliminando a necessidade da coleta de sangue. O resultado em tempo real permite iniciar o tratamento de fototerapia ainda mais rápido.

Reanimador Infantil: aparelho que elimina a necessidade de reanimação manual em recém-nascidos e crianças com parada cardiorrespiratória.

Fonte: Sicoob Vale do Vinho – Assessoria de Comunicação (com informações de www.redesalvatoriana.org.br).