null Sicoob Crediauc lança Fundo Social

23/06/2021 12:02

Neste primeiro ano, após a sua efetivação, o Fundo Social recebeu 54 projetos, que serão avaliados pela Comissão de Projetos Sociais

Por sugestão do Conselho de Administração e Diretoria Executiva, o Sicoob Crediauc lançou ainda em 2019 a proposta de criação do seu Fundo Social, cuja aprovação ocorreu em Assembleia Geral Ordinária no mesmo ano, dando validade à iniciativa. O objetivo do Fundo é reunir recursos financeiros para apoiar ações de interesse coletivo na área de atuação da instituição. 

O Fundo Social do Sicoob Crediauc é formado com base em até 0,50% das sobras líquidas da cooperativa, apuradas após o encerramento do exercício fiscal. Para usufruir dos recursos disponibilizados as entidades interessadas devem ser legalmente constituídas, com CNPJ e Estatuto Social, serem associadas e possuírem movimentação com a cooperativa. 

Os projetos a serem habilitados precisam estar necessariamente ligados às áreas de educação, cultura, esporte, meio ambiente, segurança e saúde. Cada entidade poderá encaminhar um projeto por ano, limitado ao valor máximo de R$ 5 mil e mínimo de R$ 1 mil por projeto. O encaminhamento poderá ser feito por meio de formulário disponível no site da cooperativa onde também se encontra o regulamento, ou por intermédio das agências onde os proponentes possuem suas contas vinculadas.

Os prazos para inscrição, avaliação e anúncio dos projetos contemplados estão divididos em períodos distintos: para inscrição dos projetos, o prazo vai de 2 de maio a 10 de junho de cada ano; para avaliação dos documentos, até 10 de julho de cada ano e para o anúncio dos projetos contemplados, até o dia 10 de agosto de cada ano, iniciando-se, a partir desta data, a liberação dos recursos.

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Camillo, disse estar muito feliz com a possibilidade de a cooperativa poder se inserir ainda mais nas comunidades. “O Fundo Social irá permitir uma maior abrangência da nossa atuação fazendo com que os recursos cheguem a um número maior de pessoas por meio das entidades beneficiadas. O Fundo ainda não dispõe de muitos recursos, porém, com o passar do tempo, ele ficará mais robusto e teremos condições de ampliar nossas ações e cumprir com a finalidade para qual ele foi criado”, afirmou Camillo.

Neste primeiro ano, após a sua efetivação, o Fundo Social do Sicoob Crediauc recebeu 54 projetos, que serão avaliados pela Comissão de Projetos Sociais e, posteriormente, encaminhados ao Conselho de Administração, que terá o dia 10 de agosto para dar o parecer e anunciar a relação dos contemplados.

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação.