null Pix: revolução no jeito de movimentar seu dinheiro num piscar de olhos

02/06/2021 10:33

Ele estreou há pouco tempo, mas já está na boca (e no celular) do povo. Pix é o novo sistema de pagamentos do Banco Central que permite fazer e receber transferências instantâneas, pagar contas e compras a qualquer hora pelo celular. Uma alternativa gratuita e cheia de vantagens em relação aos tradicionais mecanismos de transferência de valores.

Até o lançamento do Pix em novembro de 2020, os bancos ofereciam as seguintes formas de movimentação e pagamento: TED, DOC e boleto. O problema é que estes meios têm limitações e o dinheiro pode demorar a cair na conta. Além disso, dependendo do seu banco e pacote de serviços, a conta pode sair cara.

 

A chave do segredo

Trabalhar com o Pix não tem segredo, mas tem chave. Ao invés de usar todos os dados bancários para receber transferências ou pagamentos, você usa uma única informação, chamada de chave, para o dinheiro passar de uma conta a outra e tempo real. Pode-se utilizar os números de CPF, CNPJ, celular ou então e-mail ou uma chave aleatória gerada instantaneamente.

 

Quatro razões para fazer um Pix:

  • Ele é gratuito para as transações online entre bancos diferentes e entre pessoas físicas;
  • Funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana;
  • Pagador e recebedor são notificados sobre a transação;
  • Facilidade na hora de realizar troca de instituição para utilização do sistema.

 

Como fazer um Pix pelo Sicoob Cecres?

Para receber, acesse o App Sicoob e informe uma das chaves registradas na sua conta. Por exemplo, o número do seu telefone celular. Ou, então, gere um QR code para quem vai transferir. Feito o pagamento, o dinheiro vai direto para sua conta corrente.

Já para fazer um Pix, basta a pessoa ou estabelecimento te informar os dados bancários, tal como se faz uma TED, ou compartilhar uma chave com você. O dinheiro sai da sua conta e o pagamento é recebido na hora, sem custo algum.