null Sicoob Central SC/RS premia as melhores cooperativas em vendas com Troféu Sinergia

24/05/2021 18:37

Cooperativas de cinco categorias receberam o Troféu Sinergia em evento que teve palestras e shows

O Sicoob Central SC/RS promoveu no dia 20 de maio o encontro de premiação do Sinergia 2020, que divulgou as cooperativas com os melhores desempenhos de vendas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020. O Troféu Sinergia tem por objetivo aproximar as cooperativas da cultura de negócios e de resultados. 

As cooperativas concorreram em cinco categorias, de acordo com o porte delas, levando-se em consideração os resultados, patrimônio, ativos totais e número de associados. As premiadas em 1º e 2º lugares ganharam um pacote de viagens para Buenos Aires (Argentina). Já aquelas que obtiveram o terceiro lugar farão uma viagem para a Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), em datas a serem confirmadas, tendo em vista os procedimentos necessários em função da pandemia de covid-19. 

As cooperativas premiadas foram: Categoria G1 – 1º lugar Sicoob Credisulca; 2º lugar Sicoob Credicanoinhas; 3º lugar Sicoob MaxiCrédito. Categoria G2 – 1º lugar Sicoob Transcredi; 2º lugar Sicoob Credivale; 3º lugar Sicoob Credinorte. Categoria G3 – 1º lugar Sicoob Alto Vale; 2º lugar Sicoob Crediplanalto; 3º lugar Sicoob Creditapiranga. Categoria G4 – 1º lugar Sicoob Crediaraucária; 2º lugar Sicoob Credisserrana; 3º lugar Sicoob Credimoc. Categoria G5 – 1º lugar Sicoob Caçador; 2º lugar Sicoob Crediserra; 3º lugar Sicoob Cejascred.

O Troféu tem como base o desempenho no Ranking das Cooperativas do Sistema Sicoob SC/RS, que avalia vários produtos e serviços e alguns indicadores de desempenho. Na abertura do evento, o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, destacou a importância do tema – “Mudança e Evolução” – e falou dos desafios e dos diferenciais do cooperativismo financeiro. “Nós temos um enorme potencial porque além da grande capilaridade, com a ampliação constante da nossa presença física nos municípios, ainda contamos com tecnologia de última geração, que permite acessar o Sicoob de qualquer lugar do planeta que permite ao cooperado fazer a sua movimentação financeira e a de seus negócios”. 

Para o presidente do Sicoob SC/RS, “em síntese, nós temos tudo que um banco tem, mas eles não têm o modelo cooperativo de fazer negócios e produzir justiça financeira. Só precisamos consolidar o que conquistamos e avançar naquilo que ainda precisamos evoluir, como por exemplo, tornar o cooperativismo financeiro mais conhecido nas maiores cidades”.

O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, parabenizou todas as equipes que organizaram mais uma edição do Sinergia, empenho que também ficou evidente no avanço que o Sistema teve em plena pandemia. O dirigente explicou que o Sinergia “não é uma competição, mas um reconhecimento a quem se destacou durante o ano”.

No primeiro painel do dia, sobre “Perspectivas e Desafios no Sicoob”, Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia e Informação do Centro Cooperativo Sicoob, e Nailson Dalla Bernardina, diretor Executivo do Sicoob Espírito Santo, chamaram a atenção para as rápidas mudanças do modelo de negócio de toda a cadeia produtiva. Antônio Vilaça citou uma série de avanços tecnológicos que o Sistema colocou à disposição das centrais, cooperativas e dos cooperados. Somente em abril deste ano, 132 milhões de transações no Sicoob SC/RS foram por intermédio dos canais digitais – 90% do total. 

Depois de apontar as oportunidades que surgem a partir do Pix e do Open Banking, Vilaça fez um alerta, lembrando que “o que nos trouxe até aqui não vai nos levar, necessariamente, até onde precisamos chegar” para continuarmos competitivos. Explicou que o Sicoob trabalha em sete frentes e que busca se atualizar continuamente em soluções tecnológicas, sem perder de vista que aquilo que mais interessa é o foco no cooperado, procurando resolver os seus problemas e atender as suas necessidades”. 

Nailson Bernardina disse que estamos vivendo uma grande revolução, e também concordou que “o nosso negócio é gente, é foco nas pessoas”. E são os profissionais do Sicoob que entregam soluções aos cooperados. “Por isso, não basta oferecer tecnologia se não ajudamos o cooperado a operar com ela e como dela se beneficiar”, explicou. Acrescentou que é preciso “ofertar produtos e serviços que façam sentido para a vida do cooperado, entregando soluções adequadas”. Por isso, concluiu, “a tecnologia ajuda muito, mas são as pessoas que fazem o relacionamento”. 

No segundo painel, os protagonistas foram Cristiana Arcangeli e Fernando Fernandes, que falaram sobre “Inovação, Superação e Resiliência nos Negócios. Cristiana é empresária, organizou eventos de moda e participou de reality shows como Aprendiz Universitário, Extreme Makeover Social e no game show Shark Tank Brasil. Criou a empresa Phytoervas e hoje possui participação em cinco empresas dos ramos cosméticos, de eventos, de investimentos e de moda e tecnologia.

Segundo a empresária, “a gente aprende a cada desafio e cada crise também gera oportunidades”. Para ela, alcançar objetivos depende de disciplina e treino. “É preciso trabalho, empenho, dedicação e disciplina para alcançar bons resultados”. E se isso gera esforço, “também geram hormônios que fazem a pessoa feliz, afirmou. “E quando se está feliz, a gente contamina as pessoas em volta”, acrescentou. Para ela, “o segredo para a excelência é saber se posicionar, extrair o que você tem de melhor”.

Fernando é um atleta paralímpico brasileiro que, antes de sofrer um acidente em 2009, foi também jogador de futebol profissional, boxeador amador e modelo internacional – além de ter participado do reality show Big Brother Brasil (2002). Para ele, a transformação faz parte da vida de qualquer ser humano e “são os conflitos internos dessas transformações que fazem a gente crescer”. 

Mas alertou que é preciso estar pronto para as transformações que deseja fazer na vida. “Acredito muito na preparação”, resumiu. E “entender os fatos, onde eles estão, para tomar as melhores decisões”. Um dos segredos é a “dedicação total ao que se propôs a fazer, o quanto você coloca da sua alma no objetivo a ser conquistado e, para isso, o seu radar precisa estar ligado e aceso para tudo que receber de informação, porque isso vai ajudá-lo a tomar as melhores decisões, mesmo nos piores momentos”, concluiu.

As atrações musicais do Sinergia realizado este ano foram Cadu Duarte, cantor catarinense que se destacou em 2018 no The Voice e Thiago Brava, cantor e compositor de sertanejo universitário. 
Dividiram a apresentação das atrações do Sinergia a radialista e humorista Paloma Santos, de Minas Gerais, e os funcionários Heron Alves Pereira Renice Regina Heling, analistas comerciais, que se destacaram pela simpatia, bom humor e comunicação com os mais de 1.200 participantes do evento. 
 
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.