null SICOOB Saromcredi e Prefeitura de Vargem Bonita fortalecem parceria

Capa do artigo:
Saromcredi entrega placa de Município Parceiro à Vargem Bonita
Conteúdo:

O SICOOB Saromcredi e a Prefeitura de Vargem Bonita oficializaram hoje (31/03) parceria institucional, em prol do desenvolvimento local. A assinatura do "Termo de Cooperação" reforça a união entre o Poder Público e o cooperativismo, visando o crescimento econômico e social do Município através de ações educacionais, empreendedoras e incentivo à programas de desenvolvimento com sustentabilidade.

Devido aos cuidados de prevenção ao COVID-19, não foi realizada solenidade para assinatura do Termo, que aconteceu de forma restrita.

Entre os temas tratados, o Documento reforça a implementação da metodologia do Movimento CoopEducação, programa desenvolvido pela Saromcredi que contempla a educação cooperativista, empreendedora e financeira nas escolas. "É na Educação que está o futuro. Nossa proposta é fazer com que esses alunos desenvolvam uma mentalidade empreendedora e possam contribuir para o desenvolvimento da cidade onde vivem", explica o presidente da Saromcredi, João Carlos Leite (Joãozinho).

O Movimento CoopEducação atende, desde 2014 todas as escolas de Vargem Bonita, além da área de atuação da Cooperativa, totalizando mais 60 escolas, públicas e privadas, tendo já capacitado cerca de 3.500 educadores, beneficiando em média, 18 mil alunos por ano. Somente no ano de 2020, foram investidos cerca de 3 milhões de reais em educação pelo SICOOB Saromcredi.

Durante a assinatura, Joãozinho apresentou também ao prefeito Samuel Alves de Matos, alguns projetos e propostas em construção na Saromcredi e que trarão grande retorno econômico para região da Canastra. "Temos hoje projetos que estão sendo pensados para incentivar e beneficiar os produtores de café, fruticultura, indústria, entre outros. A responsabilidade de crescer não é só da Prefeitura e nem só da Saromcredi. Trata-se de uma coparticipação e esse Termo vem fortalecer nosso compromisso", diz Joãozinho.

Animado com os resultados futuros desta parceria, o prefeito agradeceu ao trabalho desenvolvido pela Saromcredi em Vargem Bonita. "Essa é uma parceria que vem de muitos anos e agora está ainda mais forte. Estamos juntos para o desenvolvimento de Vargem Bonita", finaliza.

Movimentação das Contas Públicas

Além de formalizar o acesso aos programas promovidos pelo SICOOB Saromcredi, o Tema de Cooperação prevê a possibilidade de movimentação das contas públicas do Município junto à Cooperativa, o que passou a ser permitido com a Lei Complementar 161, de 4 de Janeiro de 2018, regulamentada pelo Banco Central do Brasil, através da Resolução 4659, de 24 de Abril, do mesmo ano.

Um dos diferenciais das cooperativas financeiras está em fazer com que os recursos dos cooperados sejam geridos e aplicados dentro de cada localidade, favorecendo a geração de novos empregos, maior renda e dos potenciais locais, alavancados em forma de negócios. "Com a nova lei, as Prefeituras Municipais agora podem participar, de forma mais direta desta dinâmica econômica, favorecendo a própria comunidade através de suas contas públicas", afirma o presidente Joãozinho.

O presidente lembrou ainda que o cooperativismo, através de parcerias como esta, é o único agente financeiro que pode promover, na essência o conceito de “poupança interna local", pois atua como intermediador de poupadores e tomadores, utilizando do seu resultado em benefício do próprio cooperado e comunidade. "Um dos grandes papeis da Saromcredi está em atuar como meio, já que nossa finalidade é servir ao cooperado, gerar mais renda e oportunidades para eles, fortalecendo assim o território onde estamos presentes. Quanto mais os cooperados privilegiam a Agência da Saromcredi local, e as instituições e as organizações do município, por sua vez, estabelecem uma relação de confiança e de parceria, conseguimos multiplicar mais ainda os recursos, gerando dignidade às pessoas, através da formação do ciclo virtuoso da economia", finaliza Joãozinho.

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):