null Sicoob Credicocapec, em parceria com a UFSCAR doa 200 máscaras “faceshield”

20/05/2020 14:50

O Sicoob Credicocapec, recebeu no dia 9 de maio, da Ufscar 200 máscaras faceshield para serem doadas ao grupo hospitalar de Franca. Logo no início a Credicocapec, que tem em um dos seus princípios cooperativistas - a preocupação com a comunidade local, notou a importância em destinar as máscaras ao grupo hospital referência no combate do Covid-19 no município, a Santa Casa de Franca e o Hospital do Coração.

A entrega foi realizada na última quinta-feira, dia 14 e estiveram presentes as representantes dos hospitais, Adriana Cristina Micheletti - enfermeira responsável pela Ala COVID nesse momento de pandemia e Wiviane Mendes Nogueira - Gerente Assistencial do Hospital.do Coração e Câncer.

Em depoimento, Adriana disse “Em nome de toda a instituição e toda equipe agradeço a doação feita pela Credicocapec em parceria com a Ufscar. Esse material realizará uma assistência aos pacientes com bastante segurança e com certeza ele será utilizado não só agora durante a pandemia do Covid-19, mas muito provavelmente em outros casos também. Estamos muito felizes e agraciados pela doação. São parceiros como esses, fazendo o trabalho deles do lado de fora e a gente fazendo o nosso trabalho de lado de dentro que vamos conseguir ter sucesso em tudo aquilo que a gentes está se propondo a fazer que é cuidar bem dos pacientes.”

Sobre o projeto

As notícias sobre a pandemia do COVID-19 fizeram com que o olhar de toda a população se voltasse principalmente para os profissionais de saúde. Não foi diferente com o Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar São Carlos, que se questionou o que poderia fazer para auxiliar tais profissionais. Em um primeiro momento, um grupo de pessoas se uniu para a realização de protótipos de máscaras para a proteção facial (faceshields), equipamento complementar de proteção para os profissionais de saúde. Neste primeiro momento a fabricação era realizada com a utilização de impressoras 3D e os primeiros protótipos foram testados pelos próprios profissionais de saúde da cidade de São Carlos. Esta etapa contou com a participação direta dos pesquisadores Zilda Silveira do NUMA-EESC-USP e Rafael Aroca (Agência de Inovação da UFSCar).

Paralelamente, outros esforços foram realizados para possibilitar que um maior número de profissionais da área de saúde tivesse acesso às faceshields, viabilizada por produção em larga escala. Outros professores e técnicos do DEP-UFSCar se uniram para formar uma rede e aumentar a escala de produção (Profa. Fabiane Lizarelli, Prof. Fábio Molina, Tiago Nordi, Prof. Daniel Braatz e Profa. Alessandra Rachid). A viabilidade da larga escala só foi possível por horas de dedicação de diversos profissionais para a realização de um modelo de faceshield que pudesse ser fabricado em larga escala (por processo de injeção), garantindo questões de ergonomia, usabilidade, segurança, qualidade, disponibilidade de materiais no mercado, logística, entre outros aspectos.

Os materiais para o molde de injeção foram doados, assim como o próprio molde, pelas empresas Solis Industria e Comercio de Aquecedor Solar S.A. e Fiveltec Indústria de Metais Ltda.. O projeto do molde contou com professores do DEP e do Prof. Carlos Razzino UNESP- Bauru e contou com o apoio do IFSP-Birigui. O molde foi trazido para São Carlos com a ajuda da empresa INTECMAT que está realizando a injeção das peças. O resultado foi o que se pode observar na Foto 1 em que há diversas peças injetadas, sendo que a primeira do lado esquerdo é feita de um material desenvolvido pela própria INTECMAT e inclui fibras de coco para diminuir o uso de polímeros (proveniente do processamento do petróleo). Este material é sustentável e foi doado pela empresa para o projeto, mostrando uma preocupação com a questão ambiental na fabricação das faceshields.

A rede ainda tem a colaboração de diversos parceiros na doação de materiais para a fabricação do suporte da viseira (SABIC) e para a própria viseira transparente (3M, Bio Art e Tecnident).

A rede contou com a colaboração de inúmeras pessoas físicas que auxiliaram e estão auxiliando na divulgação do projeto e na obtenção de doações e de diversas instituições de ensino e pesquisa como Cruzeiro, UNIFRAN, IFSP, UNESP, USP, UFSCar e UFTM, por meio da colaboração de seus professores e pesquisadores.

Para dar continuidade e alcançar mais cidades, a rede precisa de ajuda. Para saber como você pode colaborar entre em contato através do e-mail doecovid@ufscar.br ou acesse a página de doações http://www.fai.ufscar.br/doacao?projeto=covid19-13387.