null Sicoob Corretora tem crescimento de 42% em seguros do agronegócio em 2020

20/01/2021 08:42

A carteira de seguros do agronegócio teve um crescimento de 42% no Sicoob SC/RS, com mais de 5 mil apólices emitidas. “O agronegócio é uma indústria a céu aberto e a proteção de seguros é uma ferramenta importante para a sustentabilidade desse setor da economia”, disse Marcel Bankow, diretor do Sicoob Corretora SC/RS.

Em Santa Catarina, o setor cresceu 27%, com mais de 12 mil produtores segurados. No Brasil, o crescimento foi ainda maior, de 49% - mais de 130 mil apólices. 

Em 2020 o cenário nacional para os seguros do agronegócio foi muito favorável. Os fatores que mais afetaram esse desenvolvimento foram a ampliação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do governo federal, e a maior sensibilidade ao risco dos agricultores, pela frequência com que eventos climáticos como seca, granizo e geada têm ocorrido. 

Além do avanço do PSR e consciência ao risco, houve uma evolução na personalização de produtos para oferta aos associados. O Sicoob deu início à comercialização de duas novas culturas – fumo e milho silagem – e melhorou os índices de cobertura para os produtos de soja e milho de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, nos municípios da área de atuação. Além disso, houve investimos na qualificação da equipe, com mais de 50 treinamentos ministrados pela engenheira agrônoma Nicole Lunardi, responsável pela área de Seguros Agro na Corretora.

“Muitos de nossos associados segurados sofreram com a seca e aguardamos os laudos das seguradoras para os pedidos de indenização até o final do período de safra. Mas estamos certos de que a contratação do seguro gera um sentimento de tranquilidade e confiança de que os investimentos realizados estão protegidos, garantindo a sustentabilidade do agronegócio como força propulsora da economia regional”, disse Nicole Lunardi. 

Fonte: Sicoob Central SC/RS