null Sicoob MaxiCrédito distribui R$ 5,8 milhões em juros ao capital social dos associados

15/01/2021 13:25

Pré-assembleia realizada em Luiz Alves, em janeiro de 2020 | Foto: Sicoob MaxiCrédito

 

O Sicoob MaxiCrédito efetuou o pagamento de R$ 5,8 milhões ao Capital Social de seus cooperados, referente a remuneração de 2,75%, saldo médio anual da Selic, ou seja, garantindo uma rentabilidade expressivamente maior que poupança. O valor foi integralizado no dia 31 de dezembro de 2020. 

Para o presidente da cooperativa, Ivair Chiella, é mais uma ação da instituição em prol de seus associados. “Isso está alinhado com os princípios que a gente sempre prega e demonstra que o associado é a grande razão da nossa existência. Sempre vamos atuar como apoiadores de todos que fazem parte da nossa cooperativa”, destaca Chiella. 

A destinação desse valor para os associados, como remuneração ao capital social, é um dos diferenciais do sistema cooperativista de crédito em comparação com outras instituições financeiras. O presidente salienta que esta atitude do Sicoob MaxiCrédito é uma maneira que a cooperativa usa para compartilhar resultados com seus associados.   

Além deste aporte, nos próximos meses a cooperativa tem prevista a distribuição das sobras referente ao ano de 2020, que por sua vez, é feito uma parte em cota capital e outra em conta corrente. “A distribuição das sobras é outro momento muito esperado, tanto por parte dos associados quanto por nós. É o cooperativismo posto em prática. Quanto maior for a sua relação de negócio com a cooperativa, maior será a sua parte nos resultados”, comenta Chiella.  

 

O que é capital social? 

O capital social é o montante de todas as cotas capitais dos associados e é de extrema importância para a cooperativa. Ele funciona como suporte financeiro para as atividades da instituição. As cotas capitais são os valores que os associados depositam no momento que ingressam e durante o relacionamento com a cooperativa. Em outras palavras, este valor é a parte que cada cooperado tem da instituição. A adição do capital acontece por meio de integralizações voluntárias e adesão de novos associados.