null Programa desenvolvido pela Sicoob Credip recebe Selo do Instituto Sicoob

10/12/2020 18:14

Iniciativa reconhece ações de cooperativas que promovem desenvolvimento sustentável das comunidades, formação de líderes cooperativistas e a difusão da cultura cooperativista.

O programa “Integração de Cooperados”, desenvolvido desde 2014 pela Sicoob Credip, recebeu nesse mês de novembro o Selo do Instituto Sicoob. Para obter esse reconhecimento, o programa foi submetido à uma avaliação da equipe técnica do Instituto Sicoob, consultores especializados em Impacto Social e Gestão de Projetos e, pelo Comitê de Investimento Social Estratégico.

O Selo do Instituto Sicoob mapeia, reconhece e valoriza ações realizadas por cooperativas, centrais e singulares, que promovem desenvolvimento sustentável das comunidades, a formação de líderes cooperativistas, a difusão da cultura cooperativista e que estejam alinhados aos eixos de atuação do Instituto Sicoob, mas que não fazem parte do portfólio do Instituto.

O gerente de Desenvolvimento Cooperativo da Sicoob Credip, Eduardo Pessoa, explica que a “Integração de Cooperados”, programa chancelado pelo Instituto Sicoob, é realizada pelo menos uma vez ao ano em todos os pontos de atendimento da Sicoob Credip que abrangem os estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

“Esse programa começou a ser desenvolvido pela Cooperativa em março de 2014 com o objetivo de recepcionar os nossos novos cooperados, apresentar para eles o funcionamento da Cooperativa, do Sistema Sicoob e também mostrarmos toda a responsabilidade social que a Sicoob Credip tem. Para isso, promovemos um encontro com esses novos associados e em um bate-papo apresentamos todas essas informações e também esclarecemos possíveis dúvidas que eles possam ter”, esclareceu Eduardo.

Para Eduardo, promover essa integração dos cooperados é uma forma de aproximá-los ainda mais da Cooperativa.

“Durante a Integração de Cooperados os associados conseguem entender melhor os princípios cooperativistas que norteiam a Cooperativa e dessa forma, podem contribuir ativamente com ações que fortalecem o cooperativismo”, acredita o gerente de Desenvolvimento Cooperativo.

O cooperado Haysten Ramos Franco participou de uma Integração de Cooperados que ocorreu no município de Chupinguaia (RO) e gostou da experiência. Ele conta que o programa ajuda os associados a ter uma melhor noção do cooperativismo.

“Achei muito importante os conteúdos que foram abordados na Integração de Cooperados, principalmente os momentos em que falam da importância do cooperativismo e do papel que a cooperativa Sicoob Credip exerce. Gostei também do esclarecimento sobre a integração da Cooperativa e acho que todo cooperado deveria participar dessa ação, isso faz com que a gente incentive mais pessoas a fazerem parte da Cooperativa”, finalizou o cooperado.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso com 38 pontos de atendimentos físicos e 1 digital. Os interessados podem abrir uma conta na Cooperativa indo até uma das agências ou pelo celular, usando o App Sicoob.