null Sicoob Credip registra recorde de pessoas alcançadas na Semana ENEF

08/12/2020 12:50

Cooperativa promoveu eventos gratuitos de educação financeira no período de 23 a 29 de novembro. Foram mais de 56 mil pessoas alcançadas com palestras e clínica financeira promovidas de forma on-line, além dos conteúdos educativos disponibilizados nas redes sociais.

Todas as 38 agências da Sicoob Credip, além do ponto de atendimento digital, distribuídas nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, estiveram envolvidas nas ações de educação financeira oferecidas de forma gratuita a toda comunidade durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 23 a 29 de novembro. Este ano, o número de pessoas atingidas com as ações superou as expectativas da Cooperativa, foram mais de 56 mil pessoas alcançadas com palestras e clínica financeira promovidas de forma on-line, além dos conteúdos educativos disponibilizados nas redes sociais.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Cooperativo da Sicoob Credip, Eduardo Pessoa, desde 2015 a Cooperativa participa da Semana ENEF, promovendo diversos eventos que levam educação financeira as comunidades onde atua, sendo a primeira cooperativa de crédito do Brasil a conquistar o selo ENEF em 2016.
“Esse ano realizamos o maior número de ações já registrada pela Cooperativa, ao todo foram 160. Todas as iniciativas ocorreram de forma on-line por conta da pandemia do novo coronavírus. Para que essas ações acontecessem, contamos com a participação de 117 voluntários. Em sete dias ministramos mais de 40 palestras on-line com temas sobre Consumo Consciente, Orçamento Pessoal e Familiar, Crédito: vantagens e desvantagens, Endividamento, Investimentos e Poupança para a comunidade em geral”, contou Eduardo.
“Também realizamos pela plataforma virtual do Instituto Sicoob, a Clínica Financeira, ação onde os participantes receberam uma consultoria individualizada sobre finanças. Também disponibilizamos conteúdos educativos nas redes sociais da Sicoob Credip. A utilização de diferentes ferramentas foi pensando em atingir o maior número possível de pessoas e superamos a nossa expectativa com mais de 56 mil pessoas alcançadas durante a Semana ENEF”, comemorou o gerente de Desenvolvimento Cooperativo.
Samuel Trevenzoli da Silva foi um dos voluntários nas ações, ministrando palestras. Ele conta que a participação na Semana ENEF foi muito marcante, pois pôde perceber que as orientações simples repassadas foram capazes de gerar grandes transformações na vida das pessoas.
“A Semana ENEF proporcionou para nós voluntários a oportunidade de mudar para melhor muitas realidades financeiras no contexto pessoal e familiar. Nos oportunizou levar conhecimento as pessoas sem pensar no que iríamos receber em troca, mas sabendo que poderíamos transformar a vida daquela pessoa”, destacou Samuel.
Em 2021, a Sicoob Credip espera ampliar ainda mais o número de ações educativas realizadas durante a Semana ENEF. Isso porque novos voluntários estão sendo capacitados com a metodologia do Instituto Sicoob, o que permitirá a execução de mais iniciativas.

Semana ENEF 

A Semana Nacional de Educação Financeira tem como objetivo promover ações de educação financeira, previdenciária, fiscal e securitária em todo o país. Uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que tem por finalidade conscientizar os indivíduos sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolvam uma relação equilibrada com o dinheiro e tomem decisões acertadas sobre finanças e consumo.
A ENEF reconhece a educação financeira, previdenciária, fiscal e securitária como ferramentas de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país.