null CREDICEM é reinaugurada em Concórdia (SC)

11/04/2024 16:21

Mini Cooperativa de Crédito é mantida pela Cooperativa de Educação Magna (Colégio CEM) em parceria com o Sicoob Crediauc.

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projeto da Minicidade Cooperativista, idealizado e mantido pela Cooperativa de Educação Magna (Colégio CEM) em parceria com o Sicoob Crediauc.

A Minicidade Cooperativista é uma ação pioneira e inovadora no Sistema Educacional Brasileiro. O projeto surgiu em 4 de maio de 2007, com o objetivo de disseminar o conhecimento entre os alunos sobre vários setores básicos da sociedade organizada, como por exemplo, o funcionamento dos poderes constituídos, a cultura, a ciência, o sistema cooperativista e o cooperativismo de crédito, onde está inserido o Sicoob Crediauc.

A parceria iniciada em 2007 acabou proporcionando aos alunos, acesso livre e permanente ao processo de aprendizagem com foco na educação financeira. De forma lúdica, os educandos se deparam com situações reais que auxiliam numa melhor compreensão sobre o tema, dinheiro.

Passados 17 anos, o espaço físico que abriga a CREDICEM foi totalmente remodelado e colocado novamente à disposição da comunidade escolar para continuar servindo a sua finalidade. A reinauguração do espaço contou com a presença de várias autoridades, lideranças comunitárias, alunos, imprensa e de funcionários e gestores das cooperativas coirmãs.

Segundo a presidente do Colégio CEM, Elizeth Pelegrini, o referido projeto visa promover educação financeira e cidadania entre as crianças e jovens que frequentam o estabelecimento de ensino. “Estou muito feliz em anunciar a reinauguração da CREDICEM, um passo importante para fortalecer o cooperativismo concordiense. Quero aqui expressar a minha profunda gratidão ao Sicoob Crediauc pelo apoio essencial nesse empreendimento. Tenho a convicção que, juntos, estamos criando um futuro mais próspero e sustentável para todos”, comentou. 

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, falou da importância de a cooperativa estar efetivamente presente em um ambiente escolar. “A nossa miniagência de crédito funciona no local como um laboratório para as crianças e jovens, essas mesmas pessoas que, brevemente, irão vivenciar na prática do dia a dia, as experiências do mundo financeiro. Nosso objetivo é contribuir com a formação de pessoas mais conscientes e preparadas quanto a utilização do dinheiro em suas vidas”, justificou o dirigente.

Camillo comentou ainda sobre outras iniciativas que estão em andamento sob a sua gestão e que também possuem viés educativo. “Além da CREDICEM, estamos com o Projeto “Financinhas” em pleno funcionamento nas escolas públicas, orientando as crianças sobre as noções básicas de como bem administrar o dinheiro, além da “Conta Kids”, que incentiva o público mais jovem a possuir uma conta particular no Sicoob Crediauc e aprender todos os trâmites inerentes as transações bancárias”, revelou o dirigente.

 

(Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação)