null Mais de 300 mudas de árvores foram plantadas pelo AMABio em 2024

02/04/2024 17:05

Idealizado pelo Sicoob Credisulca, programa atua no reflorestamento ambiental da região 

O Programa AMABio, do Sicoob Credisulca, registrou crescimento em 2024 e, somente no primeiro trimestre do ano, já realizou o plantio de mais de 300 mudas de árvores. As sementes foram cultivadas por alunos em estufas instaladas em escolas da região e as plantações realizadas em propriedades rurais de associados da cooperativa. Equipe do programa agora está trabalhando na manutenção das estufas e organização dos novos plantios. 

A sigla AMAbio  significa Amigos da Mata, do Agro e da Biodiversidade. E é justamente esse o intuito do programa. A equipe realiza ações que estimulam a sustentabilidade em escolas da região, cultiva sementes de árvores nativas da Mata Atlântica e realiza o plantio em toda a região de atuação do Sicoob Credisulca. 

Conforme a idealizadora do programa e consultora de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Credisulca, Eveline Dagostin, as estufas já contam com aproximadamente 40 espécies diferentes de árvores, contendo frutíferas, florestais e de flores. As sementes são coletadas pela equipe direto na mata. “Todo o processo é planejado visando ser o mais sustentável possível”, ressalta.

Nos três primeiros meses do ano, o programa também adquiriu novos equipamentos para auxiliar nos plantios. Agora, são utilizados tubetes recicláveis, que são tubos feitos de plástico utilizados para o cultivo das mudas e que podem ser reutilizados após os plantios, fortalecendo o compromisso do programa com o ‘lixo zero’.

Para o presidente do Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin, o compromisso com o reflorestamento ambiental vai ao encontro de um dos pilares da cooperativa, que é promover o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. “Buscamos cada vez mais desempenhar um papel importante na construção de um futuro mais sustentável, promovendo práticas financeiras e ambientais responsáveis, educando as pessoas e fortalecendo os laços comunitários”, destaca.

A meta é realizar o plantio de 3 mil mudas até o final de 2024. As mudas que serão plantadas em 2025 também já estão sendo cultivadas nas estufas. 

Fonte: Credisulca – Assessoria de Imprensa.