null Cooperativa reúne e fortalece equipe em Encontro de Planejamento Estratégico

05/02/2024 06:00

TIRADENTES – O Sicoob Credivertentes é muito mais que uma instituição. É a união de 40 mil pessoas com o mesmo Propósito: crescer coletivamente. Todas elas, aliás, se distribuem em 25 Comunidades e são cuidadas por 230 talentos. Ou, em outras palavras, 230 profissionais que vestem a camisa (e crachás) da Cooperativa na missão de fazer a diferença.

Foram eles, então, os protagonistas do Encontro de Planejamento Estratégico realizado no Sábado, 03, em Tiradentes. Com sorriso no rosto e de olho no amanhã, membros do Centro Administrativo e de todos os Pontos de Atendimento da Cooperativa analisaram o desempenho de 2023; ouviram sobre as perspectivas de 2024; e refletiram sobre o futuro próximo, até 2026. Tudo isso numa agenda que incluiu, além de apresentações institucionais, uma palestra com o escritor, poeta, cordelista, apresentador, nordestino apaixonado Bráulio Bessa. 

 

Carbono Neutro
Além de abrir oficialmente o exercício de 2024, o Encontro de Planejamento Estratégico inaugurou um novo capítulo na história do Sicoob Credivertentes. Isso porque, com o evento, a Cooperativa aderiu à Neutralização de Carbono em suas atividades.

“Para começar, mapeamos a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) justamente durante o encontro. Depois, compensaremos o impacto causado por eles com Créditos de Carbono em projetos validados pela ONU. Não será, porém, nosso único movimento. Aos poucos, seremos uma Cooperativa Carbono Neutro, estendendo esse nosso propósito de Responsabilidade Ambiental a todas as esferas da instituição”, explica o supervisor de Desenvolvimento Social Diego Santos.   

Motivação
Para o presidente do Conselho de Administração, João Pinto de Oliveira, esforços como esse, realizados em conjunto, trazem à tona o verdadeiro significado de Cooperação. “É preciso fazer mais do que pensar no futuro. É preciso olhar para ele, lutar por ele e engajar mais pessoas. Se falamos em um amanhã coletivo, comum, precisamos agir exatamente assim, unidos. Algo que vale para todas as pautas e todas as necessidades em nossas Comunidades”. 

A agente de Atendimento em Dores de Campos, Mayra Maquiné, concorda com – e sente – isso. “É uma honra estar aqui não só como funcionária reencontrando colegas de diferentes municípios, mas como cidadã em constante aprendizado e podendo mudar vidas. Porque Cooperar é exatamente isso”, reflete. 
Bráulio Bessa, palestrante que levou poesia e encantamento aos participantes do Encontro de Planejamento Estratégico, também lançou no palco as palavras certas: “Que todo mundo aqui continue voando e, juntos, ajudem alguém a voar”.