null Aula de José Salibi marca início do ano da aprendizagem na cooperativa

28/02/2024 16:14

Colaboradores estudarão cinco obras com temas relevantes à carreira profissional..

"Aprender todos os dias, o tempo todo”. Este foi o convite que José Salibi Neto fez aos colaboradores do Sicoob MaxiCrédito nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, na aula on-line de abertura do Ano de Aprendizagem na cooperativa. Em 2024, as ações contemplam, ainda, o Programa de Desenvolvimento de Líderes, formação em atendimento e iniciativas de incentivo ao protagonismo e autorresponsabilidade na carreira profissional.

O movimento promovido pela área de Gestão de Pessoas, por meio da Educação Corporativa, está em sintonia com o cenário corporativo e de gestão hoje, que precisa lidar com mudanças, interação intergeracional, inteligência artificial e incertezas. Para não ser “engolido por elas”, Salibi orienta a todos ter “habilidade para aprender e atualizar o repertório de conhecimento, ao líder criar ambiente de aprendizado e à empresa ter o aprendizado dentro cultura organizacional”.

Na visão do palestrante, é fundamental aprender a desaprender, consciente de que o que foi visto no passado, nem sempre atende às demandas de hoje. Assim, seriam necessárias abertura e humildade para trocar experiências, ensinar e evoluir com o outro, e a busca de conhecimento orientada para o aprendizado, com curadoria, ou seja, seleção de conteúdo que atenda a objetivos e interesses específicos. Além disso, no caso dos líderes, o caminho para a tomada de decisão em ambientes incertos seria por sugestões de ideias, análise de cenários, mentalidade futurista e perguntas transformadoras.

Ao final da aula, as equipes do Centro Administrativo e Postos de Atendimento receberam cinco obras, de autoria do palestrante, para estudo, e estojo com caderneta, lápis e botom. Os títulos são: Gestão em tempo de incerteza: como blindar o seu negócio da inflação e de outras rupturas globais; O Novo Código da Cultura: vida ou morte na era exponencial; Liderança Disruptiva: habilidades e competências transformadoras para liderar na gestão do amanhã; Estratégia adaptativa: o novo tratado do pensamento estratégico e Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial.

José Salibi Neto é referência em Gestão Contemporânea, tendo transformado de inúmeras empresas, executivos e empreendedores do país. É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. Conviveu e trabalhou por mais de 20 anos com os principais pensadores de gestão, como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler.