null Competição interna da GR emociona

11/12/2018 16:51

Há mais de 20 anos, meninas e jovens das Vilas de Praia Brava e Mambucaba vêm sendo formadas atletas em Ginástica Rítmica – um esporte que promove o trabalho em conjunto, a ajuda mútua para se alcançar objetivos individuais e de equipe.

Essa atitude fundamentalmente cooperativa foi marcante na primeira competição que participaram, desta vez somente entre colegas do projeto, ginastas que se conhecem e treinam juntas há muito tempo.

A competição foi de apresentações individuais, divididas em quatro faixas etárias: pré-infantil (9 e 10 anos) fizeram coreografias de mãos livres; infantil (11 e 12 anos) e juvenil (13 e 14 anos) coreografias com o aparelho bola; e a categoria adulta (15 anos mais) competiu em duas etapas, uma coreografia de mãos livres e outra com o aparelho bola.

Um grupo de árbitras foi convidado para este evento, composto por Maria Helena Mansano, que foi professora deste projeto por 10 anos; Daisy Barros e Letícia Barros – mãe e filha ex-atletas -, todas com credenciais necessárias para avaliar o desempenho de cada ginasta.

Mas foi o espírito coletivo que se formou ao longo de anos de convivência que deu um tom muito especial a esta competição. As ginastas não competiram entre si, mas contra o nível de dificuldade de suas apresentações. Todas deram tudo para realizar a melhor performance que estava ao seu alcance.

E as colegas torceram muito pela pontuação de cada atleta. Quando a pontuação era alta, todas comemoravam aos gritos e aplausos; quando era baixa, formavam-se grupos para dar beijos, abraços e palavras de apoio moral para a colega.

Foi emocionante para as atletas e, principalmente, para muitos dos pais e mães que estavam na plateia. Não apenas por verem suas filhas apoiadas pelas colegas, mas também quando suas filhas demonstravam empatia genuína diante da frustração das colegas.

A galeria de fotos abaixo mostra uma parte das apresentações e as medalhas entregues às ginastas melhor avaliadas em cada categoria. Uma ginasta se destacou entre todas – Ana Luizza Rezende, de 16 anos – que recebeu um destaque especial como melhor atleta do evento.

Ana Luizza ainda participou de uma apresentação extra com as alunas do baby class, Helena Haysnten, Vitória Castro e Brenda Ferreira, com uma coreografia do Pequeno Príncipe.

Também fizeram apresentações extras Julia Oberg, de 6 anos, da Vila Militar de Deodoro, que se apresentou com o aparelho arco e com mãos livres, e a ginasta norueguesa Vilde Talberg, de 10 anos.

Este evento patrocinado pelo Sicoob Cecremef, teve a valiosa parceria da FEAM, que disponibilizou uma ambulância com equipe de socorristas para atendimento em qualquer eventualidade, e do Clube Campestre, que cedeu o espaço para a realização do Campeonato. Os pais tiveram importância vital, dando seu amor e apoio às atletas, e prestigiando com sua presença até o final.

Mas o crédito deve-se principalmente à professora Priscila, a principal produtora e coordenadora do evento. É uma satisfação para a Cooperativa ter parceira do seu calibre, com tanto entusiasmo e responsabilidade.