null Black Friday: especialista dá dicas para aproveitar as promoções e evitar golpes

14/11/2023 08:17

Jennyfer Torres, especialista do Sicoob Engecred, alerta que o consumidor deve ter atenção redobrada para não cair em falsos anúncios.

 

Este ano, a Black Friday será no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês. A data, que reúne inúmeras ofertas para os consumidores, pode ser uma boa oportunidade para quem deseja fazer compras, mas é necessário estar atento para não cair em falsas promoções e/ou gastar mais do que o planejado. 

A especialista em finanças do Sicoob Engecred, Jennyfer Torres, afirma que é fundamental ter um planejamento financeiro para aproveitar as promoções da Black Friday sem se endividar. Seja para compras à vista ou parceladas, é necessário estabelecer um orçamento. Assim, durante as 24 horas de ofertas, o consumidor poderá aproveitar os descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, entre outros, para adquirir os produtos desejados. 

Outra dica pontuada pela especialista é que os consumidores pesquisem os preços de forma antecipada para não cair em falsas promoções da pré-Black Friday, período em que se encontra produtos com valores pela “metade do dobro”. "A pessoa que faz uma pesquisa prévia poderá adquirir um produto ou serviço com um valor adequado", ressalta.

Jennyfer Torres ainda faz um alerta para quem pretende aproveitar as promoções pela internet. “É preciso que o consumidor tenha atenção redobrada para não cair em golpes de links falsos. Então, verifique se o site é oficial e se o valor do produto não está muito abaixo do praticado no mercado”, destaca.

 

Alerta de golpes

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se um aumento de 9,5% nas vendas da Black Friday de 2023 em comparação ao ano passado. E como nessa época surgem muitos golpes, a especialista dá dicas valiosas para evitar prejuízos. 

“Tenha um programa de antivírus instalado e atualizado; na hora de efetuar pagamentos, dê preferência para o cartão de crédito na modalidade virtual, que oferece mais segurança nas compras on-line; e não clique em links desconhecidos ", finaliza Jennyfer.