null Sicooob Crediauc promove palestra com foco na campanha Outubro Rosa

30/10/2023 09:12

Enfermeira de Peritiba (SC), Marcelly Deitos, esteve na cooperativa para compartilhar sua experiência de vida, após ser diagnosticada com câncer de mama.

A campanha 2023 do Outubro Rosa tem por objetivo, divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Somente em 2023, estima-se que o país terá cerca de 74 mil novos casos da doença, com risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Diante da relevância do tema, o Conselho de Administração do Sicoob Crediauc, por meio do setor de Gente e Cultura, promoveu no dia 27 de outubro em sua sede administrativa, em Concórdia (SC), uma palestra seguida de uma “roda de conversa” que contou com a presença da enfermeira e servidora efetiva do município de Peritiba (SC), Marcelly Deitos.

Abordando os relatos sobre a vida após o diagnóstico, Marcelly é seguidamente convidada por instituições públicas e privadas, a relatar a sua história e falar sobre o seu cotidiano como paciente oncológica. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em 2022 e, a partir de então, passou a compartilhar o seu drama pessoal com outras mulheres.

“Após vivenciar a experiência de receber o diagnóstico e de ter que enfrentar o tratamento do câncer, sendo uma profissional da área da saúde, me senti ainda mais responsável e motivada a falar sobre conscientização e sobre a importância da prevenção e detecção precoce da doença. Meu objetivo é auxiliar o maior número de pessoas possível”, revelou.

O encontro foi marcado também pela participação de três colaboradoras da cooperativa que foram diagnosticadas com a doença. Elas deram seus testemunhos, explicando como tem sido a vida e o enfrentamento do desafio. Os depoimentos agregaram ainda mais importância para o ato que foi realizado de forma presencial para os colaboradores da Unidade Administrativa e, transmitido online, para os demais funcionários, que puderam interagir com questionamentos e contribuições sobre o assunto.

A gerente do setor de Gente e Cultura do Sicoob Crediauc, Kelly Meneghetti, avaliou como muito positiva a iniciativa do Sicoob Crediauc. “Geralmente, compartilhamos com o grupo, artigos e publicações que remetem a questões fundamentais, como é o caso da campanha Outubro Rosa. Porém, proporcionar experiências práticas que tragam conhecimento e despertem nas pessoas a necessidade do cuidado constante e preventivo, torna-se essencial para o bem-estar de todos. Em nome da cooperativa, queremos agradecer a Marcelly pela disponibilidade e a todos os colaboradores que participaram atentamente desse momento especial”, pontuou a gestora.

Recentemente, o Sicoob Crediauc aderiu a uma campanha chamada, “Bem-Me-Quero”, onde a governança e todos os funcionários são incentivados a participar de ações de conscientização referentes a datas importantes, como o próprio “Outubro Rosa” (câncer de mama); o “Setembro Amarelo” (prevenção à saúde mental), o “Novembro Azul” (câncer de próstata), entre outras.

(Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação com informações do INCA)