null CONHEÇA OS 07 PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO

18/10/2023 15:13

O próximo dia 19 de outubro é uma data especial para as cooperativas de crédito. Desde 1948, está separado a terceira quinta-feira de outubro como o “Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito”, data criada para destacar a contribuição essencial destas cooperativas na construção de economias e comunidades financeiramente saudáveis.

Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas gerida de maneira democrática. O Cooperativismo de crédito vem se destacando no Brasil como uma grande alternativa para que qualquer pessoa possa ter uma vida financeira mais justa. De acordo com o Anuário das Cooperativas de 2023, atualmente são mais de 15 milhões de brasileiros associados diretamente a 728 cooperativas de crédito de todo país.

As cooperativas utilizam alguns princípios que formam algumas das principais vantagens do modelo cooperativista. Hoje, falaremos um pouco mais sobre estes princípios.

1. Adesão livre e voluntária: Um modelo único para todos.

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas para toda e qualquer pessoa apta a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de gênero, raça, política ou religião.

2. Gestão democrática: Todos os associados têm os mesmos poderes.

Nas cooperativas todos os membros têm igual direito de votar e expressar sua opinião nas assembleias, com o voto tendo peso igual para cada associado (um membro, um voto). As cooperativas são geridas por pessoas que foram indicadas pelos associados através de eleições e os indicados eleitos são representante dos demais membros.

3. Participação econômica dos membros: Todos são donos da cooperativa.

Todos os membros contribuem para o capital das suas cooperativas e controlam-no de maneira democrática. Todo associado adquire cotas para entrar na sociedade e tem direito de participar das decisões da cooperativa. Os associados recebem ao final de um período, uma rentabilização de acordo com o valor integralizado ao capital da cooperativa. 

4. Autonomia e Independência: Todos tem autonomia de decisão.

As cooperativas são livres para firmar parcerias e acordos, desde que não afete ou remova o controle dos associados. Alguns casos especiais são aceitos, como as cooperativas de crédito que possuem fiscalização do Banco Central (que é uma segurança aos seus associados).

5. Educação, Formação e Informação: Em uma cooperativa, todos ensinam e aprendem.

As cooperativas sempre vão contribuir com o desenvolvimento e a formação de seus trabalhadores e associados, informando e capacitando-os. Estas boas práticas servem para que os envolvidos na cooperativa sejam beneficiados não apenas com benefícios socioeconômicos.

6. Intercooperação: Todos se ajudam em benefício do crescimento.

Além dos associados de uma mesma cooperativa estarem unidos e cooperarem uns com os outros, as cooperativas também se ajudam entre si. Por meio de estruturas que podem ser locais, regionais, nacionais e em alguns casos internacionais, as cooperativas colaboram entre si, proporcionando crescimento e força ao modelo de negócio.

7. Interesse pela comunidade e auxílio a projetos: Todos saem ganhando

As cooperativas auxiliam no desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas, através de políticas aprovadas pela diretoria. Os investimentos são em projetos que sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos para promover uma comunidade melhor.

Por fim, as cooperativas são instituições sem fins lucrativos e que trabalham de maneira que seus associados sempre cresçam. No Sicoob Transcredi não é diferente. Além de você investir melhor seu patrimônio, a cooperativa sempre vai pensar nas melhores alternativas para seu desenvolvimento.