null Cartão de crédito não é um vilão

12/11/2019 10:30

O Cartão de crédito é um instrumento que facilita suas compras e ajuda na organização dos pagamentos. Se bem utilizado, pode ser decisivo para o controle financeiro da sua família.

 Porém, muita gente confunde sua utilidade e usa mal essa ferramenta. Veja algumas dicas importantes para fazer bom uso do seu cartão:

1. O cartão de crédito é um meio de pagamento. Esse é um ponto muito importante: numa planilha de controle de gastos, cartão de crédito não é uma despesa, mas uma forma de pagar várias despesas numa mesma data.

2. Pague o valor total da fatura. Evite parcelar a fatura, pois os juros de cartão são altos.

3. Não tenha vergonha. Se houver lgum imprevisto e você perceber que a fatura está muito acima de sua condição de pagamento, ligue para a Cooperativa. Considere a alternativa de fazer um empréstimo pessoal para cobrir a despesa, pois os juros serão em menores.

4. Pague na data de vencimento. Trata-se de um ponto fundamental que depende da sua organização pessoal - item essencial para um bom controle financeiro. Fatura atrasada tem juros.

5. Aprenda a usar o crédito. Quando realizar qualquer compra com o cartão, lembre-se que ele é uma forma de crédito. Não gaste mais do que você ganha, porque a fatura cedo ou tarde irá chegar, e sua despesa estará lá para ser quitada.

6. Lembre-se: quem comprou foi você. Muitas pessoas confundem responsabilidades ou não querem enxergar a realidade. Se você gasta mais do que pode e põe a culpa no cartão de crédito, você está errado. Quem cedeu ao apelo onsumista foi você. Você é o principal responsável pelo próprio sucesso ou insucesso financeiro.

7. Não existe dinheiro grátis. O limite do cartão não é grátis, não faz parte de sua renda. Respeite seu orçamento e planeje suas compras. Verifique sempre os itens gastos, dessa forma você saberá o que irá pagar.

8. Descubra a “data boa”. Sim, existe uma melhor data para utilização do cartão como forma de pagamento: o dia seguinte ao echamento da sua fatura. Descobrindo esta data, suas compras poderão ser prorrogadas para a fatura seguinte. Mas lembre-se de que sua capacidade de pagamento no mês que vem será a mesma deste mês. Não extrapole.

9. Boa opção para contas parceladas. O cartão de crédito é uma ótima opção para pagamentos parcelados. Os pré-datados são arriscados e os crediários têm mais burocracia.

10. Um só cartão para os gastos regulares.Ter vários cartões om datas diferentes exige um rígido controle do orçamento. Concentrando suas despesas num único cartão, além da organização mais fáciles e sgura dos pagamentos, você potencializa as vantagens oferecidas, como os programas de pontos. A família de cartões Sicoobcard tem diversas opções, inclusive para empresas. Uma delas é a mais adequada ao seu perfil.

Você conta com dois limites – um para compras à vista outro para os parcelamentos – e participa do melhor programa de pontos do mercado. E para empresas e empresários, uma linha mais ampla atende a suas necessidades específicas. O aplicativo Sicoobcard – disponível gratuitamente nas lojas iOS e Android – auxilia Pessoas Físicas e Jurídicas a organizarem suas despesas por categoria, e a controlar os gastos ao longo do mês. Consulte nossa equipe: ela está apta a lhe orientar quanto ao melhor uso do seu Sicoobcard.

Foto: Arquivo Pessoal