null Tecnologia Avançada e Conscientização: Sicoob Reforça Segurança e Prevenção a Fraudes

06/10/2023 14:45

A segurança e a prevenção de fraudes são aspectos fundamentais para instituições financeiras. O Sicoob é uma cooperativa financeira que busca oferecer serviços financeiros de qualidade aos seus cooperados, ao mesmo tempo em que se preocupa em proteger seus dados e transações.

Para garantir a segurança, o Sicoob utiliza diversas medidas e tecnologias avançadas, e isso inclui a criptografia dos dados transmitidos pela internet, o que impede que terceiros mal-intencionados tenham acesso às informações confidenciais dos clientes. Além disso, são adotados rígidos controles de acesso, tanto físico quanto lógico, para proteger os sistemas e os dados armazenados.

O Sicoob também investe em educação financeira e conscientização dos seus cooperados, oferecendo orientações sobre práticas seguras de uso dos serviços bancários. Essas orientações incluem a importância de não compartilhar senhas ou informações pessoais em sites suspeitos, bem como a necessidade de manter o antivírus e o sistema operacional sempre atualizados.

No que diz respeito à prevenção de fraudes, o Sicoob possui sistemas de detecção avançados que monitoram as transações realizadas pelos cooperados. Caso alguma atividade suspeita seja identificada, medidas imediatas são tomadas para proteger o cooperado e evitar prejuízos.

É importante ressaltar que, apesar de todos os esforços do Sicoob em garantir a segurança, é fundamental que os cooperados também adotem boas práticas de segurança cibernética. Isso inclui a escolha de senhas fortes e únicas, evitar o acesso a contas bancárias em computadores públicos ou redes Wi-Fi não seguras, além de estar atento a e-mails ou mensagens suspeitas que possam ser utilizadas para obter informações pessoais.

Com a combinação de tecnologia avançada, medidas de segurança e conscientização dos cooperados, o Sicoob busca oferecer um ambiente financeiro confiável e seguro, protegendo seus cooperados contra possíveis fraudes e garantindo a integridade de suas transações bancárias.

O Sicoob Coopemata aderiu ao projeto de estruturação da gestão sistêmica de risco e segurança cibernéticos do Sicoob Condeferação, para elevar o nível de maturidade da gestão de risco e de segurança cibernética. O projeto implementará soluções, processos e tecnologias corporativas sistêmicas, geridas de forma centralizada, visando mitigar riscos cibernéticos na nossa cooperativa e contribuir na proteção contra perdas financeiras. Contamos, ainda,  com um Comitê de Segurança da Informação, que compartilha conhecimento, capacita e orienta todos os colaboradores através de quizzes, cursos e palestras, trazendo a conscientização e desenvolvendo a cultura de segurança da informação.

Priscila Ribeiro Guerson

Gerente de Tecnologia da Informação do Sicoob Coopemata