null O apoio do Papa ao Cooperativismo

18/04/2019 13:00

Reforçando mais uma vez o propósito cooperativista, desta vez, durante a conferência papal realizada no início de abril, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco abençoou o cooperativismo por meio do maior movimento de voluntariado do segmento no Brasil, o Dia de Cooperar (Dia C). Vale lembrar que o pontífice já havia enviado uma mensagem às cooperativas em fevereiro, encorajando as mesmas a globalizarem a solidariedade.

“As cooperativas são inovadoras e criativas e promovem uma matemática em que 1+1 é igual a 03”, analisou. Na ocasião, foram apresentados testemunhos de organizações que, partindo de problemas sociais de difícil resolução, encontraram no método cooperativo a solução.

O Dia C, que é uma inciativa criada pelo Sistema Ocemg e está alinhada com o 7º princípio cooperativista, de interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social, é idealizado por Ronaldo Scucatto, presidente do Sistema Ocemg. Ronaldo entregou pessoalmente ao Sumo Pontífice um material simbólico sobre a iniciativa, que já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas no país, mobilizando 700 mil voluntários.

A ideia vem se perpetuando pelas cooperativas de todo Brasil ao longo dos anos através do Sistema OCB, tornando-o um grande movimento nacional que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. O maior programa de voluntariado cooperativista, reconhecido mundialmente, conta com a participação de mais de mil cooperativas, distribuídas em todos os estados brasileiros atualmente.

Ronaldo enfatizou ainda a importância do Dia C para a responsabilidade social mundial. “O Dia C foi construído para ir além da solidariedade e dar ainda mais visibilidade para o cooperativismo, fazendo com que a sociedade perceba que as cooperativas fazem muito mais que negócios, elas fomentam o desenvolvimento e a transformação social”, frisou.

E não para por aí! Além das iniciativas que são realizadas durante todo o ano, no primeiro sábado de julho as cooperativas celebram suas ações voluntárias em eventos que reúnem a comunidade, parceiros, empregados e cooperados, em uma grande celebração do Dia C. Como dizia o filósofo italiano Pietro Ubaldi, “o próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir.”

Cinco anos no Dia C

O Sicoob Cecremef participa do Dia de Cooperar, uma iniciativa nacional da OCB/Sescoop, há cinco anos, atuando em 57 projetos sociais diferentes nesse período. Desde workshops – como Pintura sobre Tela –, Colônias de Férias da Cooperação, Campanhas Doe Sangue, Doe Vida e Sorrir faz bem à Saúde, até apresentações do Projeto Curso, curso de Educação Financeira e aulas de Jiu-Jitsu para ONG Guerreiros da Fé, entre outros programas.

Com o compromisso de buscar um mundo mais justo e igual, o Sicoob Cecremef tem marcado presença nos eventos coordenados pelo Sescoop/RJ. São milhares de ações voluntárias em uma grande corrente do bem, definidas e executadas pelas próprias cooperativas, com o apoio do Sistema OCB no Estado. A entidade capacita, divulga e valoriza as práticas cooperativistas por meio de cartilhas, manuais e outros documentos.

Foto: Arquivo Pessoal