null Associado ou cliente?

26/03/2019 08:30

Quando você entra para uma cooperativa de qualquer natureza, você se torna um sócio dessa empresa – um dos donos, juntamente com dezenas, centenas ou milhares de outros associados, dependendo do tamanho da instituição.

No Sicoob Cecremef, somos 11.500 donos, os únicos que podem fazer operações financeiras com a Cooperativa. E cada um de nós tem responsabilidades, na medida em que somos sócios dos demais associados, em absoluta igualdade de condições.

Todo o patrimônio da Cooperativa é propriedade do coletivo de associados. Mais precisamente, a Cooperativa é esse coletivo, não é uma entidade “terceira”. Ela foi criada e é mantida para proporcionar soluções financeiras com taxas e tarifas justas, com o objetivo de promover o bem-estar e qualidade de vida dos seus associados.

Portanto, está errado dizer que você é cliente da Cooperativa. Você é um dos donos, e usuário dos seus serviços.

Uma tendência atual no cooperativismo em países desenvolvidos é estabelecer critérios para a admissão de novos associados.

Todo candidato a associado passaria por uma espécie de formação, enquanto utiliza os serviços da cooperativa. E só seria efetivamente admitido se cumprisse todas as exigências desse processo educacional.

É um futuro ideal e possível: o indivíduo se tornar um cooperativista antes de se tornar associado. É claro que deveria haver evoluções legais e estatutárias, mas nada complexo demais ou fora da realidade. E todo o quadro social (e, no longo prazo, a sociedade) se beneficiaria com isso.

Queremos associados que percebam que a economia compartilhada é efetiva e benéfica para todos os que se comprometem individualmente com a coletividade.

Se você só enxerga o Sicoob Cecremef por causa de suas taxas e tarifas competitivas, olhe de novo, um pouco mais de perto: você faz parte de uma comunidade de pessoas que se ajudam mutuamente a prosperar.

Foto: Business photo created by jcomp - www.freepik.com