null Semana do Cooperativismo 2023

17/08/2023 07:00

A 3ª edição aconteceu dos dias, 26/06 a 02/07, com o tema "Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”.

Durante a campanha deste ano, a cooperativa marcou presença em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro, promovendo os benefícios do cooperativismo. Foram promovidas ações virtuais e em Três Rios, Itaipava, Niterói e na cidade do Rio, com palestras de educação financeira e clínicas especializadas. Além da participação no Dia de Cooperar (02/07), realizado pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, no Parque Madureira na Zona Norte do Rio. 

Foram sete dias de cooperação e fortalecimento do entendimento do cooperativismo, como um importante instrumento de mudança social e econômica. Confira os eventos.


📆 26/06 - Lançamento da parceria com o Rio Eco Pets e Palestras virtual para refugiados.

Em benefício da instituição que cuida de animais em situação de rua, o Sicoob Cecremef lançou uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas. A ação é uma intercooperação com outras cooperativas do sistema. Vá até um dos pontos de coleta da cooperativa e doe: bit.ly/confira-onde-doar

No mesmo dia, também aconteceu uma palestra virtual sobre empreendedorismo. A ação foi para um grupo de refugiados da instituição PARES Cáritas RJ (Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio), em parceria com a Furnas Social. O bate-papo foi realizado pela colaboradora e Voluntária Transformadora do Instituto Sicoob Lisiane Ramalho.


📆 27/06 - Clínicas Financeiras na CDL Niterói e Palestras na Telas de São Jorge Itaipava.

Neste dia, foram realizadas clínicas especializadas gratuitas para os colaboradores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, pelo colaborador e também voluntário do Instituto Sicoob Fagner Gonçalves.

Além das clínicas, as colaboradoras Adriana Reis, Mônica Amaro e Priscila Carvalho também realizaram duas palestras de educação financeira, para os funcionários da Telas de São Jorge, em Itaipava Região Serrana do Rio.


📆 28/06 - Palestra para os jovens do CIEE Três Rios.

A colaboradora Priscila Carvalho palestrou para uma turma de jovens do CIEE Três Rios. A atividade contou com alunos da instituição, que aprenderam de forma descomplicada sobre planejamento financeiro e orçamento.


📆 01/07 - Dia de Cooperar no Parque Madureira.

Comemorando o Dia do Cooperativismo, o Sistema OCB/Sescoop-RJ celebrou a data no Parque Madureira, com atividades gratuitas ao ar livre. Durante o evento, participaram mais de 15 cooperativas do estado, e seis instituições parceiras que ofereceram serviços gratuitos à população.

O time de colaboradores e voluntários Herlisson Santos, Gileilde Silva, Raphael Lima, Cristiane Quaresma e Ewillim Santos e Gabriela Barbosa estiveram no evento, junto as cooperativas do Sistema Rio. O Sicoob Unimais Rio realizou atividades lúdicas, com foco na sustentabilidade e no cooperativismo.