null Agências do Sicoob promovem ações no Dia C

30/06/2023 17:29

Novamente o Sicoob, em parceria com outras cooperativas, entidades, empresas e organizações da sociedade, mobilizam as ações e campanhas no Dia de Cooperar, ou Dia C, em prol da comunidade.

O Dia C é um estímulo à responsabilidade socioambiental nas cooperativas e faz parte da agenda estratégica do cooperativismo no país e está vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

As mais de 50 agências do Sicoob São Miguel, em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, estão engajadas em ações para arrecadação de alimentos, agasalhos, cobertores, produtos de higiene e limpeza, ações de sustentabilidade como recolha de lixo eletrônico e atividades de educação ambiental como o plantio de mudas e recolha de lixo em riachos, bem como ações sociais como revitalização de espaços de acolhimento social, canteiros e vias públicas.

No primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, em razão disso, em diversas cidades a cooperativa, juntamente com parceiros locais, promoverá atividades para crianças e para todas as famílias, as programações estão sendo divulgadas localmente com o apoio da imprensa e veículos de comunicação que disponibilizam espaços para falar do papel tão significativo que as cooperativas exercem no desenvolvimento econômico e social das comunidades.

Para Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel, esta data serve como um lembrete para um valor tão importante na sociedade, que é a solidariedade. “O compromisso que o cooperativismo tem na comunidade é o ano todo, comemoramos uma data, mas o envolvimento e responsabilidade social é o ano todo. Já foi comprovado que as cidades que possuem cooperativas instaladas têm melhores indicadores de desenvolvimento, porque todos os dias estamos cumprindo com o nosso propósito”, enaltece.

Neste ano, o 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC), tem como tema “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e que busca demonstrar a capacidade que as cooperativas têm de aliar a produtividade e o desenvolvimento com equilíbrio ambiental e responsabilidade social.

Para participar das programações do Dia C, bem como realizar a sua doação, informe-se na agência Sicoob do seu município ou com as cooperativas e entidades parceiras das ações e #VemCooperar  #CoopsDay.