null Região da Serra da Canastra lança Marca Território do Café

26/06/2023 10:12

A partir desta terça-feira (27), os produtores da Região da Serra Canastra terão mais um motivo para comemorar: o lançamento da marca território Café da Canastra. Trata-se de uma estratégia de promoção, fortalecimento, geração de poupança interna e valorização das cadeias produtivas do Território da Canastra. A cerimônia será realizada pela Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra) e Sebrae-MG, em parceria com quatro cooperativas do Sistema Sicoob: Sarom, Credialto, Credicapi e Credibam, na Fazenda Eventos, às 19h, em Piumhi.

Quando o assunto é produção nacional de café, Minas Gerais é a principal fornecedora no Brasil, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Na Região da Serra da Canastra as condições climáticas e geográficas, características conhecidas como “terroir”, influenciam diretamente no sabor e qualidade dos cafés especiais.

 O produtor e presidente da Acanastra, José Carlos Bacili, enfatizou sobre as estratégias utilizadas para a produção do fruto. "Nossas plantações são indústrias a ‘céu aberto’ e a natureza governa tudo. Desta forma, estamos sempre atentos a novas tecnologias e manejo que possibilitam o armazenamento de água no solo. Isso gera maior produtividade e qualidade nos cafés", concluiu.

Para o presidente do Sicoob Sarom, João Carlos Leite, o lançamento da marca território Café da Canastra valoriza a cultura, economia, geração de emprego e renda e potencializa o turismo em nossa região. "Isso é cooperativismo na prática. Em parceria com o Sebrae, poder público e entidades parcerias, protegemos a identidade do nosso território. A partir de agora, assim como o Queijo da Região da Serra da Canastra, o Café também terá uma identidade própria, fortalecendo as cadeias produtivas e potencializando o turismo em nossa rica região," concluiu.

O Território da Canastra é formado por 10 municípios, sendo eles: São Roque de Minas, Bambuí, Capitólio, Delfinópolis, Doresópolis, Medeiros, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória e Vargem Bonita. Após o lançamento da marca, o café produzido nestes municípios terá autenticação de Território da Canastra, o que agregará um valor ainda maior para o fruto.