null Representantes do Sistema Ocemg visitam Cooperativa Educacional Sarom e conhecem o Movimento CoopEducação

04/05/2023 09:16

“Eu tenho 73 anos de cooperativismo e quero parabenizar ao Sicoob Sarom, cooperados, colaboradores e professores da Cooperativa Educacional Sarom (CES). Agradeço a Deus por ter me proporcionado muitos anos de vida para presenciar o que está sendo feito aqui. Na Sarom, além de fazer negócios, vocês impulsionam o desenvolvimento regional e do próprio país. Parabéns por cuidarem das pessoas”. Assim, grato e emocionado, Ronaldo Scucato descreveu o que sentiu ao visitar, nos dias 02 e 03 de maio, o Sicoob Sarom e a Cooperativa Educacional Sarom (CES) com o objetivo de conhecer as práticas de promoção de desenvolvimento local, com foco em educação promovidas pelas cooperativas parceiras.  

Junto ao presidente da Ocemg, estiveram em São Roque de Minas a gerente de Capacitação e Promoção Social, Andréa Sayar e a gerente geral, Isabela Chenna. Para Sayar, a realidade da cooperativa educacional é única e a partir dela é possível transformar o mundo, começando por São Roque de Minas. “Vocês devem se orgulhar e aproveitar essa oportunidade educacional oferecida pela CES. Com 30 anos de cooperativismo, essa experiência é uma das mais emocionantes que vivenciei no Brasil e no mundo. Conheci muitos lugares e posso afirmar que não existe realidade como a de vocês, então orgulhem-se disso”, enfatizou.

Isabela Chenna parabenizou os alunos e evidenciou o perceptível desenvolvimento de São Roque de Minas. “O município está em constante evolução e um dos responsáveis são vocês, alunos da CES. Sou muito grata por testemunhar essa realidade”, ressaltou.

Movimento CoopEducação

Educação Cooperativista, Empreendedora, Financeira e Sustentabilidade: esses são algumas das temáticas trabalhadas pela Cooperativa Educacional Sarom (CES), referência pedagógica para a criação do Movimento CoopEducação, desenvolvido pelo Sicoob Sarom nas escolas de educação básica.

Com quase 10 anos de atuação, o Movimento chegou para cooperar com as escolas públicas e privadas dos municípios de atuação do Sicoob Sarom. Nos últimos 5 anos o Sicoob Sarom investiu R$ 30 milhões em ações de desenvolvimento local e participação nos resultados para os cooperados.

Atualmente, através da capacitação de aproximadamente 2.000 professores, 23 mil alunos são impactados. “O cooperativismo de crédito é a única instituição financeira capaz de promover a prosperidade de pessoas e comunidades. Nosso modelo de atuação é assim: quanto mais você se relaciona com a cooperativa, mais transforma sua comunidade e participa dos resultados”, evidenciou o presidente do Sicoob Sarom, João Carlos Leite.

A Sarom se engaja em diversos projetos que promovem a educação cooperativista nos municípios onde atua, fomentando ações que trazem benefícios e desenvolvimento socioeconômico para pessoas e comunidades, criando perspectivas de comunidades muito mais prósperas.