null Baixo índice de inadimplência e doação de parque infantil são destaques na Pré-Assembleia Sicoob Credisul em Cabixi (RO)

19/04/2023 12:27

Os cooperados da Sicoob Credisul em Cabixi, região do Cone Sul de Rondônia, participaram na noite de terça-feira, 18 de abril, da Pré-Assembleia 2023. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica e mais uma vez teve grande adesão de pessoas. A reunião contou com a presença do prefeito do município, Izael Dias Moreira.

A prestação de contas foi apresentada por Ivan Capra, presidente do Conselho de Administração, e Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul. Um dos destaques da agência de Cabixi foi o baixo índice de inadimplência de 0,1%, a menor de toda a Sicoob Credisul em 2022. Esse índice levou à diminuição das provisões em 27% e à melhora do resultado da agência, que fechou o ano com aumento de 149% de sobras + juros ao capital. A agência também teve crescimento 60% em capital social, 35% de carteira de crédito e 21% de cooperados.

Para Ivan Capra, o município de Cabixi tem uma forte cultura com o cooperativismo, prova disso são os resultados. “Mais uma vez a reunião foi um sucesso. A cidade tem abraçado a cooperativa. Os resultados foram fantásticos. A inadimplência da agência foi a menor de toda a Sicoob Credisul. Essa é a segunda unidade após a sede a apresentar números extraordinários”.

Com uma população de cerca de 5,2 mil habitantes, Cabixi tem sua base econômica voltada para a produção de grãos, gado de corte, pecuária de leite e o turismo. Segundo o prefeito Izael, com o apoio do cooperativismo o município tem expandido seus negócios e fomentado ainda mais a economia. “A cooperativa contribui em todos os aspectos. Ela fortalece a economia e faz girar os recursos no município. O cooperativismo influência diretamente no baixo índice de desemprego no estado de Rondônia”, detalhou.

O agricultor Dário Ferreira da Silva, cooperado Sicoob Credisul desde 2011, contou que ao ver os benefícios revertidos a comunidade, deu uma chance ao cooperativismo. “Demorei para acreditar no cooperativismo, mas fui convencido pelos amigos e não me arrependo da decisão. Hoje concentro todos meus investimentos, salários e fontes de renda na Sicoob Credisul. Já fui muito beneficiado com crédito para melhoria dos meus negócios. A equipe é excelente e oferece um atendimento diferenciado, tratam a todos com carinho. O município também foi muito beneficiado. Isso é motivo de orgulho”.

Na reunião, os diretores da cooperativa anunciaram a doação de um parque infantil para o município. A estrutura será instalada na praça central da cidade e beneficiará toda a comunidade. “Aqui é um local que já está consolidado. A meta agora é multiplicar nossas ações sociais para a cidade. Já iniciamos com a doação do parque infantil que em breve será instalado”, disse Ivan Capra.

O prefeito Izael agradeceu a doação do parque infantil e fez uma recomendação aos demais chefes do poder executivo municipais. “Estamos felizes com a doação! Aos prefeitos que ainda não contam com uma instituição cooperativista na cidade tentem levar, pois elas são as que mais apoiam a comunidade e a economia”, declarou.