null Sicoob Sarom apoia a candidatura do Modo de Fazer Queijo Minas Artesanal

04/04/2023 09:14

Mais uma conquista para os produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA). A candidatura do Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal avançou mais uma etapa na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade, valorizando a história, cultura e economia estadual. E o Sicoob Sarom, que acredita na sustentabilidade e prosperidade dos produtores, segue apoiando a regulamentação.

Atualmente, dez regiões são caracterizadas como produtoras de QMA, sendo elas: Serra da Canastra, Serras de Ibitipoca, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Araxá, Campos das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

Para o gerente executivo da Aprocan, Higor Freitas, esse reconhecimento é extremamente importante para os produtores de QMA. “Esse avanço representa mais um passo para a proteção das nossas tradições, cultura e preservação das famílias tradicionais do campo, que vivem da produção do queijo artesanal. Com esse título, conseguiremos agregar valor aos produtos e com isso atrair mais turistas para a região, afim de conhecer a produção e consumir o nosso queijo”, enfatizou.

para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, a oficialização da candidatura é a materialização de todo o trabalho realizado pelo Sistema Agricultura. "O Queijo Minas Artesanal é um produto que carrega a cultura do nosso povo e nos remete à história do nosso estado. A produção do queijo teve início no período colonial, mas ganhou forma e identidade própria em Minas Gerais. Esse processo, que foi preservado, já é Patrimônio Imaterial de Minas e do país, e esperamos que, em breve, seja também da humanidade", afirma.

Mais que uma instituição financeira, a Sarom é parceira do produtor rural e contribui para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Sicoob Sarom, cooperando acontece agregação de valor de produtos da região.