null Com casa lotada, Sicoob Credisul do distrito de Nova Dimensão (RO) realiza Pré-assembleia 2023

30/03/2023 10:40

Em reunião que contou com uma expressiva participação dos associados da agência do distrito de Nova Dimensão (RO), a 336km da capital Porto Velho, foi realizada na noite da última terça-feira, 28/03, a Pré-assembleia da unidade na Associação Beneficente, na BR-421. A prestação de contas foi conduzida pelo diretor Regional, Renato Doretto, e pelo presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Ivan Capra.

O número de pessoas que atenderam ao convite, mais de 700, surpreendeu a equipe da agência, satisfeita pelos associados entenderem o valor da participação em um dos eventos mais importantes da cooperativa, onde todos podem ser ouvidos e sugestões podem ser feitas e serem levadas à Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá no dia 29 de abril próximo. “Estamos felizes e agradecidos”, afirmou o gerente de agência Deilson Marcelo Amorim.

Em 2022, a agência de Nova Dimensão cresceu 18% em número de cooperados, assim como o seu capital social elevou quase 20%. A carteira de crédito aumentou 41%. Um indicador que chamou a atenção foi o de inadimplência, que se manteve abaixo de 0,20%. Em relação às sobras e juros ao capital a unidade registrou aumento de 28%.

Vários cooperados participaram, fazendo perguntas e tirando suas dúvidas com os dirigentes. “É muito importante que os associados aproveitem esse momento para questionar e entender toda a prestação de contas e como estamos gerindo os seus negócios”, afirmou Ivan Capra ao final da apresentação. Os diretores também apresentaram o modelo de distribuição de sobras, o balanço social e os integrantes das chapas únicas para os conselhos Fiscal e de Administração, que serão eleitos na Assembleia Geral Ordinária (AGO), pelos delegados que representam os cooperados de cada unidade.

Com uma base econômica altamente fortalecida pela pecuária de leite e de corte, o Distrito de Nova Mamoré, Nova Dimensão, acelerou o seu desenvolvimento com a chegada do cooperativismo financeiro há quase uma década para alavancar os negócios. A Sicoob Credisul (antes, Sicoob Portocredi) foi a primeira instituição financeira a abrir as portas na localidade. Até então, os moradores tinham de se deslocar para outras cidades para realizar as suas operações financeiras, desde o recebimento de benefícios a depósitos de numerários. A pecuarista Edma Teixeira Cabral, 55 anos, foi uma das primeiras a se associar à Sicoob Credisul no distrito. “A cooperativa evoluiu muito e a gente cresceu junto com ela. A gente consegue financiamentos mais rápidos. Não tem como comparar com outras instituições. Qual banco devolve dinheiro na sua conta?”, ressaltou a associada ao término da reunião.

Os números da Sicoob Credisul também impressionaram os participantes. Em 2022, a instituição registrou o expressivo resultado de R$ 263 milhões, um crescimento de 64% em relação a 2021. Atualmente, a cooperativa possui 47 agências nos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, com mais de 100 mil cooperados, e ativos que chegaram à casa dos R$ 5,5 bilhões, o que a coloca no ranking da maior cooperativa financeira da região Norte, e a quinta do Sistema Sicoob no País.