null Sicoob promove 4ª edição do Start Agro 

16/03/2023 16:02

Rui: com os avanços da tecnologia, inovação e das projeções de mercado, o agronegócio precisa se reinventar em cenários sustentáveis

A Gerência de Agronegócios e a Corretora do Sicoob SC/RS promoveram nos dias 14 e 15 de março a 4ª edição do Start Agro – Semeando o Futuro. O evento, presencial e virtual, teve como objetivo abordar assuntos de interesse estratégico e de planejamento para o próximo ano agrícola, bem como subsidiar o processo de tomada de decisão com informações relevantes e de aplicação prática. 

Nesta 4ª edição, com o tema “Semeando o Futuro”, o Start Agro trouxe uma abordagem voltada para temas que vêm impactando diretamente a vida e as propriedades rurais do Brasil e especialmente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. “Com os avanços da tecnologia, inovação e das projeções de mercado, o agronegócio precisa se reinventar e acompanhar as discussões dos cenários sustentáveis”, disse o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva. 

Abordando temas como Sustentabilidade, Agricultura 4.0 e Clima, o Start Agro 2023 promoveu entre os participantes uma discussão sobre as perspectivas de inovação, buscando a sustentabilidade em todos os aspectos da carteira de agronegócios. 

“Semear o futuro é lançar as sementes para fazer germinar, é incitar essas discussões e fornecer às nossas cooperativas, ferramentas para que possam fazer as melhores escolhas em todos os cenários que se desenham para o futuro do agronegócio e atender aos nossos produtores rurais de maneira assertiva e oportuna”, disse o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto. 

Para o diretor do Sicoob Corretora SC/RS, Marcel Evandro Bankow, “o cenário do agronegócio mudou e vai mudar muito, e as incertezas do setor exigem de nós preparo, novas posturas e, principalmente, novas estratégias para atuar”. 

Segundo o gerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, “semear o futuro é muito mais que distribuir sementes e esperar que elas germinem, é acompanhar, dar o suporte necessário e conhecer de forma ampla as necessidades do nosso produtor rural, e estar preparado para atendê-lo, seja com crédito rural, seguro agrícola, produtos ou serviços”. 

O Start Agro 2023 contou com a participação de várias entidades parceiras e com palestras de Roberth Andres Villazon Montalvan, da Epagri/Cepa, que conversou sobre sustentabilidade; Fernando Vicente Netto, diretor Financeiro do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que falou sobre as alternativas de funding de crédito rural para a safra 2023/24; Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, que abordou assuntos sobre o clima em Santa Catarina; João Rogério Alves, da Epagri/Cepa, que apresentou cenários e prospecção das safras em Santa Catarina; Elder Dal Prá, da Emater-RS, que explanou sobre a prospecção da safra para o Rio Grande do Sul e tendências climáticas; Luiz Fernando Frederico, com o tema Tecnologia; Marcelo Pimenta, da Serasa, que debateu Inovação + Crédito Rural; Luciano Ribeiro, superintendente de Agronegócios do CCS, que comentou sobre o agronegócio e o aumento de demanda por crédito rural, e Glaucia Padrão, da Epagri/Cepa, que divulgou o Observatório Agro Catarinense. 

O evento também contou com a participação de Gustavo Bastos Soares, supervisor de Agronegócios do CCS; Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob Central SC/RS; Rodinei Munaretto, gerente de Agronegócios e Heron Alves Pereira, supervisor Comercial do Sicoob Central SC/RS.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações da Gerência de Agronegócios).