null Sicoob Credisul realiza pré-assembleia em Cuiabá (MT) e mostra que as transformações do cooperativismo também ocorrem nas regiões metropolitanas

10/03/2023 15:17

Os eventos das Pré-Assembleias 2023 da Sicoob Credisul estão acontecendo em todas as localidades onde a cooperativa está presente. A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, no Mato Grosso, foi palco da pré-assembleia na noite desta quinta-feira, 09. O encontro aconteceu em Cuiabá, com cooperados das agências da capital e de Várzea Grande.

Uma região metropolitana é uma localidade onde várias cidades se fundem, interligando entre si, usando a mesma infraestrutura, de uma forma que não haja mais distinção visível entre elas. A região metropolitana mato-grossense é composta por grandes cidades, como Várzea Grande e Cuiabá, e também de municípios menores, como Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger. A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá abrange um total de 1 milhão de habitantes.

“Uma região metropolitana é mais difícil para a penetração do cooperativismo, pois as cooperativas são mais comuns do interior”, explica Ivan Capra, presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credisul. E faz uma ressalva: “Mas aqui no Mato Grosso tem sido diferente. A região metropolitana vem descobrindo as vantagens do cooperativismo”.

A diretoria da Sicoob Credisul apresentou os resultados de três agências, sendo duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande, cidade com mais de 290 mil habitantes colada à capital mato-grossense. Os números das três unidades estão, no geral, todos no positivo.

A agência de Cuiabá localizada na Rua Marechal Mascarenhas, no Bairro Goiabeiras, teve um crescimento de 20% no número de cooperados. O capital social subiu 48%. A carteira de crédito cresceu 3% e os depósitos totais 5%. Os resultados das sobras e juros ao capital foram de 168%. Outros ótimos resultados da unidade foram da inadimplência que caiu -5% e as provisões -8%.

A unidade localizada na região CPA (Centro Político Administrativo), também cuiabana, de igual modo apresentou bons números. A agência teve um salto de 79% no quadro de cooperados e 173% no capital social. Carteira de crédito 101% e depósitos totais 102%.

Quanto à unidade de Várzea Grande, os números foram ainda melhores. A agência teve um crescimento de 22% no número de cooperados. O capital social subiu 23%. A carteira de crédito encolheu 9% e os depósitos totais subiram 129%. Os resultados das sobras e juros ao capital foram de 646%.

O empresário Fernando Mendonça França atua no ramo de atacado de alimentos e supermercados, além de ser produtor rural, com negócios em Várzea Grande e Barra do Garças. Cooperado da Sicoob Credisul que veio com a integração da Sicoob Empresarial no Mato Grosso, o empresário revela que a proximidade entre a cooperativa e os associados o convenceu a abraçar o cooperativismo. “Aqui na cooperativa temos como falar com os donos, pois os donos somos nós. Os bancos convencionais deixaram de ter aquele atendimento próximo”, afirma.

A empresária Hingridi Cardia, do ramo farmacêutico, mora em Santo Antônio do Leverger e é cooperada da unidade CPA de Cuiabá há quase dois anos. Segundo ela, a proximidade entre a instituição e o associado é algo que a trouxe para o cooperativismo. “A gente tem fácil acesso à cooperativa. Quando temos um problema, tanto na conta física quanto na empresarial, a equipe sempre encontra uma solução. A equipe da agência está sempre com a gente”, disse a empreendedora.

No evento da pré-assembleia, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, também esteve presente. Cooperado da Sicoob Credisul, o governador assistiu à apresentação dos números da cooperativa realizada pelo presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credisul Ivan Capra e pelo diretor executivo Vilmar Saúgo.

Logo após a reunião, foi apresentado ao governador o projeto da Sicoob Credisul em apoiar um investimento de monitoramento contra incêndio na Chapada dos Guimarães, um município turístico mato-grossense.

“Estamos com uma parceria com uma empresa que foi incubada em Vilhena, que faz este monitoramento. Essa iniciativa em Chapada dos Guimarães será mais uma ação social da Sicoob Credisul, que sempre atua para transformar a comunidade”, afirma Ivan Capra. E complementa: “Neste caso, estaremos contribuindo para a preservação de um dos maiores santuários naturais da humanidade”.