null Sicoob Credisc apoia curso gratuito de programação do CPDI 

08/02/2023 16:12

Cooperativa, em parceria com CPDI, oferece capacitação na área tecnológica, para inserir jovens no mercado de trabalho

Com a aceleração da transformação digital, impulsionada pelos avanços tecnológicos dos últimos anos, o mercado de tecnologia está mais aquecido do que nunca. Em todo Brasil, sobram vagas no setor e faltam profissionais capacitados em Tecnologia da Informação (TI). Florianópolis, como um polo tecnológico, se destaca nesse cenário, disponibilizando mão de obra qualificada para empresas de diferentes portes nos mais variados ramos de atividade.

Para aproximar jovens de comunidades e oferecer capacitação na área de tecnologia, a fim de inseri-los no mercado de trabalho, o Sicoob Credisc está apoiando o Projeto Eureka! Programação de Jogos e Sites, do Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI). A cooperativa destinou R$ 71,1 mil através do programa Incentivo Sicoob para o Desenvolvimento.

O objetivo do Incentivo Sicoob é patrocinar projetos encaminhados pelas cooperativas do Sicoob, dentro do que preveem as legislações federais. A intenção é que a distribuição e possível alocação de recursos ocorra de acordo com a disponibilidade orçamentária advinda da apuração do lucro das empresas do conglomerado Banco Sicoob. As cooperativas possuem um papel de mediar o recebimento dos projetos sociais, filtrar aqueles que possuem maior relevância para o sistema estadual e posterior envio ao Centro Corporativo Sicoob com as devidas indicações de patrocínio.  

O projeto Eureka tem duração de três meses. As aulas ocorrem cinco vezes por semana, durante quatro horas diárias, totalizando 230 horas. Oferecido na modalidade on-line, com professor ao vivo, o projeto é oferecido às comunidades de forma totalmente gratuita. 
Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão, agregando valor ao currículo. É uma ótima oportunidade de aprendizado, que estimula a busca por conhecimento e aumenta as chances de ingresso mais rápido no mercado de trabalho na área de TI.

O CPDI
Com mais de 21 anos de trajetória, promovendo a inclusão social por meio da inclusão digital, através de projetos e cursos na área da tecnologia, o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI) já beneficiou mais de 25 mil alunos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.

“Nossa missão é transformar vidas através da tecnologia. Sabemos das dificuldades existentes nas comunidades e por isso contamos com apoiadores para oferecer formação gratuita e de fácil acesso a pessoas que muitas vezes não teriam como pagar por um curso nessa área. Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas tenham oportunidades de serem incluídas no mercado de trabalho e que possam evoluir a partir de uma capacitação em TI, que além de conhecimentos técnicos, promove a cidadania e o empreendedorismo”, disse Heitor Blum Thiago, diretor executivo do CPDI.

Fonte: Sicoob Credisc – Assessoria de Comunicação.